Eu tenho bruxismo? 10 sinais e sintomas de bruxismo


Por causa de uma tradução infeliz, o briquismo (nome apropriado que vem do grego bruko ou brukho, ranger os dentes, morder + -ismo) consagrou-se no popular brasileiro como bruxismo.

O bruxismo é uma das dores da modernidade que aflige indivíduos com idades variadas. Essa condição de saúde pode desenvolver-se quando estresse e ansiedade somam-se a alguma alteração da relação de contato entre os dentes superiores e inferiores, como por exemplo um dente “pegando” mais que os demais.

O bruxismo é caracterizado pelo hábito de apertar ou ranger os dentes. Pode ocorrer de dia, mas é mais comum durante o sono noturno. É uma condição que aparece com frequência na clinica odontológica e pode ser cuidada pelo dentista.

Como o dentista pode ajudar?

O tratamento das emoções e a melhora na qualidade de vida podem diminuir muito e até mesmo eliminar o hábito do bruxismo. Contar com a ajuda de profissionais da área da psicologia e a prática de atividades esportivas e recreativas contribuem para a melhora.

Caberá ao dentista a função de avaliar e equalizar os desarranjos oclusais (da mordida) e a confecção de um dispositivo customizado e encaixado sobre os dentes para uso noturno chamado de Placa Miorrelaxante, a popular “placa de mordida”.

Além de proteger as superfícies dos dentes do desgaste, esse aparelho induz o relaxamento das estruturas musculares o que alivia a tensão sobre todas as estruturas mastigatórias e posturais da cabeça, pescoço e costas, refletindo na regressão dos sinais e sintomas do bruxismo.

Eu tenho bruxismo? Preciso me preocupar?

Caso tenha percebido alguns desses sinais e sintomas abaixo, procure rapidamente um dentista para avaliar se você está rangendo ou apertando os dentes.

1. Alguem me disse que contraio os músculos da mandíbula enquanto durmo.

2. Alguem me disse que emito um ruido ao ranger os dentes durante o sono.

3. Sinto os músculos da mandíbula, cabeça, pescoço e costas doloridos.

4. Ao mexer minha boca, ouço estalo ou ruído na articulação que fica à frente do ouvido.

5. Acordo com dor, cansaço ou fadiga na face.

6. Vejo desgaste nos dentes, tanto na face de mastigação quanto próximo as gengivas.

7. Meus dentes, restaurações ou próteses tem fraturado com frequência.

8. Tenho um ou mais dentes com mobilidade.

9. Meus dentes estão sensíveis à pressão mastigatória e à variação de temperatura.

10. Sinto minhas gengivas doloridas, inflamadas e/ou retraidas.

#Bruxismo #Rangerosdentes #Apartamentodental #CentrodeOdontologiaPreventiva #DrFelipeSilva #COP #DordeCabeça #PlacadeMordida #PlacaMIorrelaxante #Apartamentonoturno

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações