top of page

Cuide do seu coração, vá ao dentista!


Se você não leva muito a sério a limpeza da sua boca, saiba que não é apenas seu sorriso que está em risco, mas o seu coração também.

A limpeza inadequada dos dentes, pode permitir o desenvolvimento de infecção na gengiva. Acontece que algumas bactérias presentes nessa infecção podem migrar pela corrente sanguínea e parar no coração, causando endocardite infecciosa que é uma infecção potencialmente grave.

Algumas pessoas apresentam maior risco de infecção cardíaca. Confira:

- História pregressa ou atual de enfermidades nas válvulas cardíacas;

- Válvulas cardíacas artificiais;

- História pregressa ou atual de endocardite ou outra enfermidade cardíaca.

Na boca, fique atento aos sinais e sintomas de doença que a gengiva apresenta:

- gengiva sangra ao escovar, com o fio dental, ao comer ou sozinha.

- gengiva avermelhada, lisa e brilhante.

- gengiva inchada e dolorida.

- gengiva retraída aparecendo a raiz do dente

O que fazer?

- Procure um dentista para avaliar quais as técnicas e instrumentos de limpeza oral são adequados para você.

- Faça limpeza profissional com uma TSB (Técnica de Saúde Bucal) pelo menos 2 vezes ao ano ou conforme o dentista recomendou.

- Higienize os dentes e os espaços entre os dentes todos os dias e com muito capricho. Utilize escova extra-macia, fio dental e, se recebeu indicação, escovas interdental.

- Troque sua escova de dentes a cada 40 dias.

- Caso esteja no grupo de risco, converse com seu médico sobre quais são suas necessidades de proteção antes de realizar os procedimentos odontológicos.

- Avise seu dentista sobre sua condição de saúde geral como tratamentos passados e atuais, medicamentos, alergias, condições cardíacas, próteses ortopédicas.

Dr. Edgard Del Passo, dentista e professor universitário, fundou o Centro de Odontologia Preventiva em 1967 para oferecer odontologia integral. Hoje o COP é Artesania Studio Oral e segue oferecendo inovações técnicas e materiais de ponta para reabilitação e promoção de saúde odontológica. Além da prática clínica, já foi presidente da entidade de classe em Campinas para cuja biblioteca empresta seu nome. Leciona por décadas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Um grande profissional, um grande ser humano, mestre amoroso e amigo! Por Dr. Felipe Silva.

46 visualizações
bottom of page