top of page

7 causas do Sangramento Gengival


Sangramento gengival

Gengiva saudável não sangra. Não deve haver sangramento gengival durante a mastigação, higienização da boca e muito menos de forma espontânea . O sangramento gengival é uma forma de seu corpo lhe dizer que algo está errado. Confira as possíveis causas do sangramento gengival.

Uso o fio dental com responsabilidad

1. Deficiência na frequência do uso de fio dental

Se você não usa o fio dental diariamente, certamente bactérias crescerão entre os dentes. Essa é a situação ideal para desenvolver cáries e doenças periodontais. Use o fio dental diariamente para manter sadias as papilas gengivais, gengivas entre os dentes.

2. Deficiência na frequência do uso de escova de dentes

Assim como acontece com o fio dental, o pouco uso de escova de dentes facilita as doenças infecciosas bucais, dentre as quais estão as doenças periodontais. Trocar uma escovação eficiente por bochecho com água ou enxaguante pode causar sangramento gengival.

Não palite os dentes

3. Mal uso dos instrumentos de limpeza

Escovas médias e duras podem traumatizar e causar sangramento gengival. O uso de força exagerada e o ato de “bater” o fio dental na gengiva também. Prefira escovas macias ou extra-macias e tenha cuidado ao manusear instrumentos de limpeza. Evite palitos de dente, pois são campeões em machucar as gengivas.

4. Longos períodos sem higienização com TSB

Ninguém consegue limpar adequadamente a boca todas as vezes. Variações no humor, preocupações, cansaço e mesmo distrações influenciam na qualidade da limpeza em casa. Por isso, é importante seguir a agenda de limpezas profissionais com TSB prescrita pelo dentista. Além de zerar a placa bacteriana, a TSB reforça a técnica, mostra os lugares necessitados de mais cuidados e carrega o nível de motivação.

Gengivite

5. Problemas sistêmicos

O sangramento gengival também pode ocorrer como sintoma de problemas com seu corpo. A falta das vitaminas C e K por exemplo ou mesmo doenças mais severas como a leucemia podem levar ao sangramento gengival.

6. Mudanças hormonais

Alterações hormonais durante o período menstrual ou gravídico também podem facilitar gengivites e sangramentos gengivais. É importante manter rigorosa higiene bucal. Comunique seu médico e dentista.

7. Medicações

Alguns medicamentos anticoagulantes (afinadores do sangue), anticonvulsivantes, imunossupressores podem levar à hiperplasia e sangramento gengival. Nesses casos, a higiene bucal tem que ser rigorosa, em casa e com TSB (Técnica de Saúde Bucal).

Fique atento à sua gengiva

Fique atento às suas gengivas. Se você notar sangramento gengival procure logo o dentista. A doença inicial, a gengivite é mais fácil de curar e não deixa sequelas. Já a periodontite, que causa perda óssea, já deixa sequelas funcionais e estéticas.

473 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page