top of page

O estresse e a dor facial.


Você está tenso, estressado, deprimido ou ansioso? É bem provável que sua resposta seja sim. Também pode ser comum você sentir dores de cabeça e cansaço na face, principalmente pela manhã. Dores nos dentes e gengivas também são habituais em indivíduos estressados.

A maior responsável por todo esse cenário é a DTM (disfunção têmpora mandibular). Além das alterações emocionais, a DTM possui inúmeras causas associadas, sendo que as parafunções contribuem pesadamente para esse quadro doloroso. Parafunção é toda função que excede o limite do aparelho mastigatório.

Nós devemos usar as estruturas da mastigação (músculos, ossos, articulações, dentes e periodonto) apenas durante os períodos da alimentação. Mascar chicletes, roer unhas, apertar ou ranger os dentes (bruxismo) são exemplos comuns de uso excessivo dessas estruturas.

1. Meu companheiro(a) me disse que contraio os músculos da face enquanto durmo.

2. Meu companheiro(a) me disse que emito um ruido ao ranger os dentes durante o sono.

3. Sinto os músculos da face, cabeça, pescoço ou costas doloridos.

4. Ao mexer minha boca, ouço estalo ou ruído na articulação que fica à frente do ouvido.

5. Acordo com dor, cansaço ou fadiga na face, pescoço ou ombros.

6. Vejo desgaste nos dentes, tanto na face de mastigação quanto próximo as gengivas.

7. Meus dentes, restaurações ou próteses tem fraturado com frequência.

8. Tenho um ou mais dentes com mobilidade (mole).

9. Meus dentes estão sensíveis à pressão mastigatória e à variação de temperatura.

10. Sinto minhas gengivas doloridas, inflamadas e/ou retraidas.

11. Sinto que meus dentes não se encaixam como antes.

O bruxismo, assim como o estresse, é uma das dores da modernidade que aflige indivíduos com idades variadas e cada vez mais cedo. É certo que a exigência social tem abusado na capacidade do nosso corpo e mente.

O QUE DEVO FAZER?

Emoções. O tratamento das emoções e a melhora na qualidade de vida podem diminuir muito e até mesmo eliminar o hábito parafuncionais. Contar com a ajuda de profissionais da área da psicologia e a prática de atividades esportivas e recreativas contribuem para a melhora. Procure atividades que lhe ajudem a transformar toda energia negativa em satisfação.

Odontologia. Procure um dentista para ser avaliado. Muita coisa pode ser feita para paralisar hábitos nocivos, para corrigir causas bucais, e para recuperar danos causados pelo esforço abusivo. Hoje existe muitas terapias associadas para resolver a questão. Exercícios fisioterápicos, substancias farmacológicas, procedimentos clínicos, botox e, principalmente, o uso de um dispositivo que induza o relaxamento muscular, protegendo as estruturas, a PLACA MIORRELAXANTE,

conhecida comumente como "placa de mordida".

Placa miorrelaxante

202 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page