BIOSSEGURANÇA em Odontologia



Em tempos de Corona Vírus, acreditamos ser importante lembrar aos nossos pacientes sobre como tratamos a biossegurança por aqui.



O Artesania Studio Oral realiza rigorosamente cada um dos procedimentos garantindo que pacientes e profissionais estejam protegidos da ação de microrganismos causadores de doenças tais como a hepatite dentre outras.


Conheça algumas armas que usamos aqui no Artesania para proteger manter a segurança da sua saúde.


Consultas com hora marcada


Consultas com hora marcada minimizam o contato entre as pessoas, diminuindo a chance de transmissão de patógenos.


Desinfecção


  • Antissepsia da cavidade bucal do paciente: Reduz cerca de 50 a 75% a quantidade de microrganismos da boca do paciente, portanto bochechos com gluconato de clorexidina (0,12 a 0,2%) antes da intervenção são uma excelente opção.

  • Antissepsia das mãos com alcool em gel: Deixamos disponível na sala de espera, um dispensar com alcool em gel para antissepsia das mãos.




Equipamento de proteção individual (EPI)


Os profissionais utilizam gorros, que devem recobrir todo o cabelo e orelhas; aventais, que evitam o contato da pele e roupas pessoais com os microrganismos do campo de trabalho; máscaras, que protegem as vias aéreas; óculos de proteção, e luvas. As mãos são lavadas com sabonete degermante antes de serem calçadas as luvas e elas são descartadas em lixo especial a cada procedimento.


Imunização contra Hepatite B.


Os profissionais são imunizados contra a hepatite B. É importante ressaltar que a imunização contra a hepatite B é realizada em 3 doses. A segunda dose, um mês após a primeira e a terceira dose, 6 meses após a segunda. Existe um teste sorológico que confirma a imunização, então o recomendamos. A cada 5 anos é necessário o reforço da vacina.



Instrumentais


Instrumentais que penetrem em tecidos sub-epiteliais ou que entrem em contato com a mucosa ou pele do paciente são esterilizados em autoclave (processo que elimina todos os microrganismos: protozoários, bactérias, fungos e esporos). Após o uso, os instrumentais são imersos em solução enzimática durante 10 minutos, lavados com sabão líquido e água corrente, secos e embalados em pacotes específicos para esterilização. No COP, nós utilizamos como método de esterilização, o calor úmido sob pressão (autoclave), que esteriliza nossos instrumentais à temperatura de 121 à 132 graus celcius e tempo entre 15 à 30 minutos. Instrumentais que não entram em contato com o paciente são desinfetados (processo que elimina microrganismos de seres inanimados) com álcool 70º.



  • Os equipamentos, bancadas e ambiente são desinfetados por compostos quaternários ou álcool 70º a cada troca de paciente.


  • Barreira de filme plástico são aplicadas sobre as superfícies tocadas pelo dentista a cada troca de paciente




  • Uso de toalhas de papel: Exames microbiológicos comprovam que toalhas de pano apresentam um número muito grande de microrganismos bucais, o que facilita bastante o risco de infecção cruzada.



  • Torneiras acionadas por pedal: Evitam a contaminação por eliminarem a necessidade do toque das mãos.



  • Nanotecnologia: Outra arma importante de controle de infecção cruzada são as cadeiras construídas em plástico antibacteriano. Sim a própria matéria-prima das cadeiras usa nanotecnologia de ponta para causar efeito inibidor de bactérias.



  • Descarte de lixo: O lixo comum é colocado em sacos pretos e pode ser descartado como lixo orgânico comum. O lixo contaminado (contém secreções e sangue) é colocado em saco branco e os materiais perfuro-cortantes em caixas de papelão específica (descartex). Ambos são recolhidos por coleta especial realizada pela empresa de limpeza urbana da prefeitura.



Aqui no Artesania oferecemos a você ambientes saudáveis prontos para promover e recuperar a saúde e beleza bucal.


0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações