top of page

Sinusite recorrente? Pode ser dente!


A sinusite é uma inflamação, com ou sem infecção, da mucosa dos seios maxilares (que são espaços "ocos" dentro do ossos maxilares da face). É comum e estima-se que aproximadamente 30 milhões de brasileiros são atingidos pela sinusite cada ano, sendo que, em 10% dos casos, é causada por problemas bucais. Isso porque as raízes dos dentes pré-molares e molares superiores ficam alojadas muitos próximas ao seios maxilares.

Osso maxilar que abriga o seio maxilar

Se os dentes ou a gengiva apresentarem alguma inflamação ou infecção podem contaminar os seio maxilares, ocasionando a sinusite. Recentemente, o Dr. Felipe Silva e eu cuidamos de um caso de sinusite recorrente, cuja causa era uma infecção endo-pério, ou seja, uma contaminação bacteriana que atingiu os canais, osso e gengivas de um molar superior e acabou afetando o seio maxilar. Sanando a infecção odontológica e com o auxílio de medicação, a sinusite foi curada.

Sinusite de origem dental

Tendo causas diversas, antes de a associarmos a sinusite à problemas bucais, é necessária a avaliação médica, além de ótima anamnese, avaliação clínica e radiográfica pelo dentista. Quando diagnosticado que o agente causador da sinusite é mesmo o dente, o tratamento odontológico deve ser iniciado pelo cirurgião-dentista que vai adequar a conduta de acordo com a etiologia do problema

Na maioria dos casos de sinusite por contaminação odontológica, é recomendado o tratamento de canal do dente em questão. Se houver comprometimento do periodonto, como no caso que descrevemos anteriormente, a remoção de placa bacteriana e tártaro se faz necessária.

Dra. Juliana Barbosa realizando um tratamento de canal no COP

COMO EVITAR A SINUSITE CAUSADA POR PROBLEMAS BUCAIS?

- Faça visitas regulares ao cirurgião-dentista. Em geral a cada 6 meses.

Prevenção com TSB no COP

294 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page