top of page

11 passos para avaliar sua gengiva


As doenças periodontais atingem os tecidos de suporte dos dentes, ossos, ligamentos e gengivas. Essa categoria de doença acomete praticamente todas as pessoas do planeta e é infecciosa, o que significa que a higiene não adequada da cavidade bucal é a causa.

Apesar de ser imposta por bactérias, fatores de risco como algumas doenças e medicamentos, bruxismo, onicofagia (roer unhas), tabagismo e deficiências vitamínicas, podem predispor ou agravar a doença periodontal.

Placa bacteriana e tártaro

É preciso determinação, técnica de higiene correta, instrumentos de limpeza bucal adequados e a eliminação dos fatores de risco para se manter saudável. A ajuda de uma equipe odontológica experiente é fundamental.

A doença periodontal começa com Gengivite, que se manifesta na forma de gengivas avermelhadas, lisas e brilhantes, inchadas, doloridas e, principalmente sangrantes. Nesse nível, a doença é facilmente curada com a retomada dos cuidados de higiene bucal. Após sete dias higienizando a boca com escova de dentes e fio dental, a doença vai embora sem deixar sequelas.

Gengivite

Mas, se não for levada à sério, a gengivite evolui para Periodontite. Nessa fase, o paciente já sofre a perda do osso alveolar que sustenta os dentes. "Toda periodontite já foi uma gengivite". Felizmente a periodontite pode ser tratada por uma equipe qualificada e mudança de hábito do paciente.

Sessões com uma Técnica de Saúde Bucal (TSB) são fundamentais para a realização de índices de placa e sangramento, remoção de Biofilme Dental (nome atual da Placa Bacteriana) e tártaro e, principalmente, para ensinar, relembrar e motivar o paciente a retomar sua higiene bucal de forma eficiente e diária.

Depois das sessões com a TSB, o cirurgião-dentista prescreverá antibióticos e substâncias antibacterianas tópicas associados à sessões de raspagem subgengival e cirurgia periodontal. A aplicação de osso, minerais e membranas pode ser recomendado para minimizar as sequelas da doença e do tratamento.

As sequelas funcionais e estéticas da doença periodontal são muito frustrantes. Quanto mais tempo o paciente leva para procurar ajuda, pior serão as consequências sobre as estruturas bucais.

A perda acentuada de osso faz com que os dentes se afastem e as gengivas retraiam expondo as raizes dentais e o fundo da boca. Frequentemente os dentes ficam abalados, ou seja, com mobilidade. Em muitas situações há o comprometimento dos canais e até mesma a perda de um ou mais dentes.

A odontologia apresenta um leque de soluções para as sequelas da doença periodontal, mas, dependendo da extensão da destruição óssea, as terapias apenas amenizam um pouco o prejuízo estético-funcional.

Se sua higiene bucal não é la das melhores ou se faz mais de seis meses que não passa por uma sessão de saúde com pessoal especializado, agende um horário com a TSB para ficar em dia com sua higiene bucal.

Saiba se está com doença periodontal em 11 passos.

1. VERMELHIDÃO: gengiva em tons avermelhados e escuros

2. INCHAÇO: gengiva lisa, brilhante e inchada entre os dentes

3. SANGRAMENTO: sangramento durante as refeições, higiene e até mesmo espontâneo

4. DOR: gengivas doloridas ao toque

5. PLACA BACTERIA E TÁRTARO: presença de substancias aderidas nos dentes

6. MAU HÁLITO: odor e gosto ruim causado por placa bacteriana e tártaro

7. SECREÇÕES E PUS: gengivas expelindo líquidos e pus

8. RETRAÇÃO GENGIVAL: gengivas recuando e raizes à mostra

9. DENTE ABALADO: um ou mais dentes com mobilidade

10. DENTES SE MOVIMENTANDO: abrindo espaços rapidamente

11. DOR E DIFICULDADE DE MORDER: dor à pressão mastigatória

2.936 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page