Dr. Edgard Del Passo, nosso fundador visionário.


Hoje, 22 de fevereiro de 2018, completa 77 anos de vida, o Dr. Edgard Del Passo, fundador visionário do Centro de Odontologia Preventiva, antigo nome do Artesania Studio Oral, que mudou a maneira de praticar odontologia e promoção de saúde profissional.

Nossa equipe, nossos pacientes e milhares de ex-alunos sentem-se honrados por conhecer e conviver com esse grande mestre. Todos em coro desejamos um feliz aniversário, abençoado por Deus com amor, alegria e paz. Conheça a história fantástica desse grande e respeitado profissional.

Campinas, 1964. Formava-se cirurgião-dentista pela então Universidade Católica de Campinas, Edgard Del Passo. Iniciava-se ali uma das mais brilhantes carreiras profissionais da odontologia brasileira.

Dr. Edgard, periodontista pela primeira turma de especialização em periodontia da Unicamp, professor e coordenador do curso de Odontologia da PUC-Campinas formou e ainda forma milhares de profissionais competentes e humanos para o mercado da odontologia. Além de ministrar aulas, cursos e palestras em nível superior, formou dezenas de equipes de técnicos em trabalho a quatro mãos em muitas cidades circunvizinhas.

Foi membro ativo, presidente e hoje é conselheiro emérito da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, ACDC, cuja biblioteca carrega o seu nome em homenagem perene. Fundou a Escola de Aperfeiçoamento Profissional, EAP, e criou e presidiu o primeiro Conclave Odontológico Internacional de Campinas (COIC) que ainda hoje é um grande sucesso.

Evolução_da_logomarca_COP

No ano de 1967, fundou o Centro de Odontologia Preventiva, COP, que é pioneiro no trabalho à quatro mãos e na prevenção com TSB, Técnica de Saúde Bucal. Salvou da extração milhares de dentes e curou outros tantos sorrisos. Mais que isso, conquistou milhares de amigos. Fez parte da equipe que realizou o primeiro transplante dental de Campinas.

Pioneiro e vanguardista, viajou pela Califórnia, Nova York, Venezuela, México, Costa Rica em busca de soluções e tecnologia para seus pacientes e alunos.

Sem sombra de dúvida, Dr. Edgard Del Passo é uma lenda viva da odontologia brasileira e exemplo de grande profissional. Por tudo isso, em 2013, foi condecorado com a maior honra que um cirurgião-dentista pode receber, a Comenda Tiradentes (foto abaixo).

BREVE RESUMO HISTÓRICO

1964 Formou-se Cirurgião-dentista pela Universidade Católica de Campinas. Desde então trabalha a prevenção com TSB, Técnica de Higiene Bucal treinada por ele mesmo, ja que não havia no Brasil nenhum curso técnico. Depois de muitos anos, ajudou a regulamentar a profissão.

1965 - 1966 Foi professor de Ciências no Colégio Imaculada e professor de Ciências e Biologia no colégio Victor Meirelles

1964 Começou consultório na rua Benjamim Constant, em Campinas

1965 Ingressou na carreira acadêmica como Estagiário na Disciplina de Periodontia da Universidade Católica de Campinas, primeira Faculdade do Brasil a ter a Periodontia como disciplina isolada.

1967 Fundou o Centro de Odontologia Preventiva, COP na rua Regente Feijó, no prédio que Carlos Gomes nasceu.

1970 Passou a Professor na disciplina de Odontologia Preventiva

1972 Fez parte da equipe que realizou o Primeiro transplante dental em Campinas

1973 Fundou a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) "Prof. Dr. Joaquim Ferreira Lima" da ACDC para que os dentistas de Campinas e região não precisassem sair da cidade para se capacitarem.

1973 Criou e presidiu o Primeiro Conclave Odontológico de Campinas que hoje é um grande Conclave da Odontologia em Campinas.

1974-1975 Foi presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, ACDC, onde entre outras coisas, comprou o terreno onde esta o moderno prédio dessa instituição de classe.

1974 -1975 Formação de pessoal auxiliar em odontologia