top of page

Dr. Edgard Del Passo, nosso fundador visionário.


Hoje, 22 de fevereiro de 2018, completa 77 anos de vida, o Dr. Edgard Del Passo, fundador visionário do Centro de Odontologia Preventiva, antigo nome do Artesania Studio Oral, que mudou a maneira de praticar odontologia e promoção de saúde profissional.

Nossa equipe, nossos pacientes e milhares de ex-alunos sentem-se honrados por conhecer e conviver com esse grande mestre. Todos em coro desejamos um feliz aniversário, abençoado por Deus com amor, alegria e paz. Conheça a história fantástica desse grande e respeitado profissional.

Campinas, 1964. Formava-se cirurgião-dentista pela então Universidade Católica de Campinas, Edgard Del Passo. Iniciava-se ali uma das mais brilhantes carreiras profissionais da odontologia brasileira.

Dr. Edgard, periodontista pela primeira turma de especialização em periodontia da Unicamp, professor e coordenador do curso de Odontologia da PUC-Campinas formou e ainda forma milhares de profissionais competentes e humanos para o mercado da odontologia. Além de ministrar aulas, cursos e palestras em nível superior, formou dezenas de equipes de técnicos em trabalho a quatro mãos em muitas cidades circunvizinhas.

Foi membro ativo, presidente e hoje é conselheiro emérito da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, ACDC, cuja biblioteca carrega o seu nome em homenagem perene. Fundou a Escola de Aperfeiçoamento Profissional, EAP, e criou e presidiu o primeiro Conclave Odontológico Internacional de Campinas (COIC) que ainda hoje é um grande sucesso.

Evolução_da_logomarca_COP

No ano de 1967, fundou o Centro de Odontologia Preventiva, COP, que é pioneiro no trabalho à quatro mãos e na prevenção com TSB, Técnica de Saúde Bucal. Salvou da extração milhares de dentes e curou outros tantos sorrisos. Mais que isso, conquistou milhares de amigos. Fez parte da equipe que realizou o primeiro transplante dental de Campinas.

Pioneiro e vanguardista, viajou pela Califórnia, Nova York, Venezuela, México, Costa Rica em busca de soluções e tecnologia para seus pacientes e alunos.

Sem sombra de dúvida, Dr. Edgard Del Passo é uma lenda viva da odontologia brasileira e exemplo de grande profissional. Por tudo isso, em 2013, foi condecorado com a maior honra que um cirurgião-dentista pode receber, a Comenda Tiradentes (foto abaixo).

BREVE RESUMO HISTÓRICO

1964 Formou-se Cirurgião-dentista pela Universidade Católica de Campinas. Desde então trabalha a prevenção com TSB, Técnica de Higiene Bucal treinada por ele mesmo, ja que não havia no Brasil nenhum curso técnico. Depois de muitos anos, ajudou a regulamentar a profissão.

1965 - 1966 Foi professor de Ciências no Colégio Imaculada e professor de Ciências e Biologia no colégio Victor Meirelles

1964 Começou consultório na rua Benjamim Constant, em Campinas

1965 Ingressou na carreira acadêmica como Estagiário na Disciplina de Periodontia da Universidade Católica de Campinas, primeira Faculdade do Brasil a ter a Periodontia como disciplina isolada.

1967 Fundou o Centro de Odontologia Preventiva, COP na rua Regente Feijó, no prédio que Carlos Gomes nasceu.

1970 Passou a Professor na disciplina de Odontologia Preventiva

1972 Fez parte da equipe que realizou o Primeiro transplante dental em Campinas

1973 Fundou a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) "Prof. Dr. Joaquim Ferreira Lima" da ACDC para que os dentistas de Campinas e região não precisassem sair da cidade para se capacitarem.

1973 Criou e presidiu o Primeiro Conclave Odontológico de Campinas que hoje é um grande Conclave da Odontologia em Campinas.

1974-1975 Foi presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, ACDC, onde entre outras coisas, comprou o terreno onde esta o moderno prédio dessa instituição de classe.

1974 -1975 Formação de pessoal auxiliar em odontologia

1978 Junto com outros dentistas construiu o prédio na Barreto Leme, 2281 onde hoje está instalado COP

1980 Fez parte da comissão de reestruturação do projeto pedagógico determinada pelo MEC para a faculdade de Odontologia da PUC-Campinas onde propôs que a formação do cirurgião-dentista fosse, além de técnica-científica, uma formação humanística

1981 Foi escolhido para participar do projeto “Seminários de viagens”, promovido pela CAPES – Odontologia – Docência e Serviços, do acordo Capes/ABENO/ Kellog e pelo MEC, viajando por diversos países para estudar junto a professores reconhecidos internacionalmente.

1986 Especializou-se no Primeiro Curso de Especialização em Periodontia da Unicamp, em Piracicaba.

Alameda_Edgard_Del_Passo_ACDC

1999- 2001 Foi Coordenador do Curso de Odontologia da PUCC-Campinas

2011 Foi homenageado com seu nome na Alameda dos presidentes da ACDC

Atualmente, Dr. Edgard Del Passo trabalha no Artesania Studio Oral e leciona Odontologia em Saúde Coletiva I e II, e Periodontia na PUC-Campinas. Além disso, desenvolve trabalhos diaconais na Diocese de Campinas.

Edgard_Del_Passo_Diácono

PROJETOS SOCIAIS

⁃ Montou consultório e trabalhou voluntariamente durante 10 anos na Sociedade Campineira de Recuperação da Criança Paralítica.

⁃ Montou consultório e trabalhou voluntariamente na clínica da Igreja São Pedro Apóstolo

⁃ Participou ativamente da criação e desenvolvimento do Projeto Saber, uma atividade pedagógica da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas junto ao SUS que ja reduziu 50% da cárie em escolares de cidades vizinhas à Campinas como Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Holambra e Cosmópolis.

⁃ Participou ativamente da criação e desenvolvimento do Projeto Saúde na Praça, uma atividade pedagógica da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas realizada no Largo do Rosário e que promove educação em saúde.

⁃ Fundou e desenvolveu por 20 anos a Clínica Modular de Serviço Comunitário “Prof. Joaquim Ferreira Lima", que foi o primeiro campo de trabalho docente-assistencial da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas, atendendo pessoas carentes extra-muros da universidade.

⁃ Trabalhos pastorais nas exéquias, casamentos e batizados.

Dr. Edgard Del Passo

​​

Dr. Edgard Del Passo cita Paulo Freire:

"Espero que tenham muito amor ao trabalho, tenham respeito ao seu próximo, sejam tolerantes, humildes e gostem da vida. Tenham disponibilidade às mudanças, abertura ao novo, persistência na luta, recusa ao fatalismo, identificação com a esperança e abertura à justiça."

39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page