top of page

Cuidar da gengiva pode evitar Alzheimer!


Demência é a quinta causa de morte no mundo e 70% dela corresponde ao Mal de Alzheimer. A perda progressiva da memória e função cognitiva é devastadora para o doente e seus familiares.

Uma pesquisa foi publicada na conceituada revista científica New Scientist e afirma que várias equipes ao redor do globo tem encontrado evidências de que uma bactéria envolvida na periodontite pode estar relacionada com o Alzheimer. Cientistas descobriram que placas chamadas amilóides estão presentes no cérebro de pessoas com Alzheimer como uma defesa pegajosa contra bactérias.

Alzheimer e doença de gengiva

_ Ao que tudo indica, a grande vilã é a Porphyromonas gingivalis, microorganismo presente na doença periodontal, que afeta 1/3 da população mundial. Essa bactéria invade e inflama as regiões do cérebro afetadas pela doença de Alzheimer.

_ Cientistas também descobriram que infecções gengivais podem piorar os sintomas de Alzheimer em camundongos geneticamente modificados para ter doença. Além disso, a P. gingivalis tem potencial para causar inflamação cerebral, dano neural e placas amilóides semelhantes a Alzheimer em camundongos saudáveis.

_ Foram encontradas duas enzimas e DNA dessas bactérias em amostras de cérebro com Alzheimer.

"Este é o primeiro relatório mostrando o DNA de P. gingivalis em cérebros humanos e as articulações associadas co-localizando com placas", diz Sim Singhrao, da Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido, que não esteve envolvido no estudo. Sua equipe descobriu anteriormente que P. gingivalis invade ativamente o cérebro de ratos com infecções de gengiva.

Se essa ligação for confirmada, tratamentos eficazes e talvez até vacinas podem ser desenvolvidas para solucionar os casos. Até que novas tecnologias sejam desenvolvidas, a prevenção do Alzheimer passa obrigatoriamente pela saúde da boca.

Alzheimer e doença nas gengivas

Os pacientes do Artesania Studio Oral são acompanhados de perto pela equipe de dentistas e pela TSB (Técnica de Saúde Bucal). Levantamos índices de placa bacteriana e sangramento gengival regularmente, adequando e orientando o paciente sobre as melhores técnicas e instrumentos de higiene bucal, para preveni-lo contra as doenças periodontais, cáries e consequentes desdobramentos sistêmicos como disfunção, erétil, problemas cardíacos e agora também Alzheimer.

Alzheimer e limpeza bucal

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page