Ai que dor... 10 ações para evitar aftas!


As aftas são lesões comuns e de simples resolução. Mas, isso não significa nada quando pensamos na dor e limitação que elas causam.

O movimento muscular da mastigação durante a alimentação e o toque da língua e dos alimentos podem ser dolorosos numa mucosa com afta. A ingestão de alimentos cítricos e ácidos também é excruciante.

Até mesmo falar pode ser uma ação desconfortável e isso chega a atrapalhar compromissos e reuniões. Ninguém fica à vontade e feliz tendo que conversar, negociar ou resolver questões enquanto sente dor.

As aftas são lesões ovais, esbranquiçadas ou amareladas, que aparecem, únicas ou múltiplas em praticamente toda a cavidade oral: gengiva, língua, interior dos lábios e bochechas, céu da boca e garganta.

Não são contagiosas e, embora ainda existam questões a serem respondidas sobre o processo de aparecimento, algumas ações podem ser tomadas para preveni-la, evitando fatores relacionados ao seu aparecimento.

- Consumo de alguns alimentos como frutas ácidas, queijos, refrigerantes e café;

- Medicamentos como anti-inflamatórios e quimioterápicos;

- Traumas locais, como mordidas acidentais e uso de aparelho ortodôntico;

- Higiene bucal deficiente;

- Imunodepressão;

- Estresse;

- Deficiência de vitaminas B12, C, zinco, ferro e ácido fólico;

- Poucas horas de sono;

- Cigarro;

- Alterações hormonais.

- Pré-disposição genética;

10 maneiras de prevenir aftas

1. Mantenha sempre uma excelente higiene bucal.

2. Escolha escovas dentais com cerdas macias e pastas dentais não abrasivas. O uso do fio dental é fundamental.

3. Troque sua escova dental a cada 40 dias. É importante por causa da contaminação bacteriana e da deformação das cerdas.

4. Mastigue os alimentos devagar para evitar possíveis mordidas na parte interna de bochechas e lábios. As mordidas geralmente se transformam em aftas;

5. Alimente-se corretamente, evitando café, refrigerantes, condimentos, comida industrializada, salgada e ácida. Prefira alimentos ricos em ferro e B12 como carne, peixe e ovos, acido fólico também é bom e e é encontrado em verduras como o espinafre. Chá de camomila ajuda a aliviar a dor;

6. Durma bem e em quantidade suficiente;

7. Reduza a quantidade de estresse no seu dia a dia;

8. Evite alimentos que podem causar as aftas ou mesmo os que irritam as feridas;

9. Faça visitas regulares ao cirurgião-dentista, por exemplo para manter próteses ajustadas ou para ser medicado por ele.

10. Mantenha em dia suas sessões de saúde bucal com a TSB (Técnica de Saúde Bucal)


1 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações