top of page

Raios X é assunto sério para sua saúde

Atualizado: 12 de jan. de 2022


Um bom exame clínico é fundamental, mas os espaços entre e no interior dos dentes e regiões ósseas só podem ser examinadas através de exames de imagem.

Você já realizou checkup radiográfico odontológico?

Quanto tempo faz que você fez o esse importante exame?

Tomada Radiográfica no COP

O checkup radiográfico bucal é extremamente importante para promoção de saúde, pois doenças podem estar progredindo no silêncio, ou seja, sem que você sinta dor ou alteração de forma.

O diagnóstico precoce sempre é vantajoso, evitando grandes danos e situações irreparáveis, como a perda de dentes ou pior prognósticos como no caso dos cânceres diagnosticados tardiamente.


Você está atrasado com suas radiografias? Ligue e agende seu exame.

DAGMAR 📱19.9.9208.1565

MICHELE 📱19.9.8204.5299

Esses são alguns exemplos de alterações bucais que podem ser encontradas no checkup radiográfico odontológico.

- cáries dentais

- infiltrações nas restaurações

- restaurações fraturadas

- reabsorções de raizes dentais

- infecções nos canais dentários

- fraturas dentais

- infecções ósseas

- doença periodontal

- cistos

- tumores e cânceres

- dentes inclusos

Exames radiográficos regulares permitem o diagnóstico precoce, o que, na maioria das vezes, significa um tratamento mais conservador, menos invasivo, menos doloroso, com menor custo e maior chance de sucesso.

Ao contrário do que se pensa, o exame mais adequado para o checkup radiográfico bucal não é o panorâmico, e sim o periapical, ilustrado nas radiografias nas margens da figura abaixo. Essa técnica acompanha a curvatura das estruturas ósseas onde estão inseridos os dentes o que gera imagens mais fiéis. Outro protocolo de exame radiográfico sem muita distorção é o interproximal, como as 4 radiografias do centro da figura abaixo, usado para o exame das coroas dos dentes.

Radiografias Periapicais

As radiografias panorâmicas revelam maxila e mandíbula em um único filme com uma única exposição radiográfica. São muito úteis na pesquisa e planejamento cirúrgico de sisos, dentes supranumerários, patologias ósseas, avaliação dos osso, ortodontia e traumatologia. Esse protocolo pode revelar algumas cáries e lesões radiculares, que precisam ser confirmadas com radiografias periapicais.

Radiografia Panorâmica

Aqui no Artesania Studio Oral, realizamos um controle próximo dos pacientes com sessões regulares individualizadas e gentilmente lembradas pela nossa equipe a cada 3 anos.

Você está atrasado com suas radiografias? Ligue e agende seu exame.


DAGMAR 📱19.9.9208.1565

MICHELE 📱19.9.8204.5299

95 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page