6 dicas simples para uma quarentena sem cáries


No trabalho, faculdade ou escola o tempo é preenchido e organizado. Geralmente não há armários com guloseimas à disposição, nem dá pra ficar saindo em busca de padarias e restaurantes.


Em casa, o desejo pelas delícias se intensifica e alia-se à disponibilidade. Além disso, o clima de férias ou mesmo a concentração na busca de soluções para a crise podem fazer esquecer a necessidade de realizar a higiene bucal



Após a ingestão de alimentos com açúcar, inclusive frutas, a boca passa por um período de acidez que é neutralizado pela saliva, em média, após 40 minutos.


A não higienização ou higienização incompleta da boca deixa alimentos para as bactérias residentes da boca. Após consumi-los, essas bactérias enchem os dentes com mais ácido.



É por isso que a frequência do consumo de açúcares é mais preocupante até mesmo que a quantidade ingerida. E isso vale para todas as idades. A boca não "da conta" de neutralizar a acidez causada em tanto tempo de ataques sucessivos e contínuos sobre os dentes.



E, aqui no Brasil, temos um porém, é muito forte o hábito de demonstrar sentimentos presenteando com doces, bolos e chocolates. Os brasileiros consomem 50% mais açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é cerca de 50 gramas por dia.


O resultado? Hipersensibilidade e cáries.


E não é só isso. Sem higienizar adequadamente, tártaro, retrações gengivais e mau hálito aparecerão e, em alguns casos, podem se agravar levando ao tratamento. de canal e perda de dente.


Além de reduzir os açúcares na dieta, fique atento à frequência daquele cafezinho adoçado, das balas refrescantes e dos refrigerantes e chicletes. Esperamos que você passe por essa quarentena saudável e bem.


PREFIRA FRUTAS E ALIMENTOS NATURAIS


Mesmo contendo um açúcar natural, a frutose, as frutas tem menos potencial para causar problemas do que chocolates e doces.


Para consumir o açúcar contido em 9 quilos de frutas frescas você precisaria de apenas 100 gramas de doces e chocolates.


Como ninguém é de ferro, concentre o consumo de guloseimas na forma de sobremesa após as principais refeições. E, jamais deite-se para uma noite de descanso sem higienizar os dentes completamente. Durante o sono a quantidade de saliva disponível é menor o que eleva o risco de cáries.



E AI VÃO AS 6 DICAS PARA UMA QUARENTENA SEM CÁRIES


1. Reduza a quantidade de açúcares.


2. Reduza frequência da ingestão de açúcares


3. Prefira frutas a doces e chocolates.


4. Concentre açúcares nas sobremesas das principais refeições.


5. Faça a higiene bucal completa após cada refeição.


6. Faça a higiene bucal completa antes de dormir.



2 visualizações

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações