Língua presa em adultos

A língua é um órgão importantíssimo nas funções orais e tem papel de destaque na mastigação, na deglutição, na fala, na higiene bucal e até mesmo na posição dos dentes no arco.


Por baixo da língua, em seu ventre, fica inserida, desde a metade inferior da língua até o soalho bucal, uma estrutura fibrosa e recoberta por mucosa que se chama frênulo ou freio lingual.


Frênulo lingual normal

Quando o freio lingual é curto, hipertrófico ou se insere de forma inadequadamente extensa, cerca de 5% da população, ele acaba limitando a movimentação adequada da língua. Na maioria dos casos, a anquiloglossia é diagnosticada e corrigida na fase infantil. O que não impede que adultos também procurem a correção desse problema. As fotos dessa matéria são de um caso recente operado aqui no Artesania Studio Oral.


Frênulo lingual limitante.

O paciente que procura ajuda para sua mobilidade lingual, relata uma ou mais limitações como:


- Dificuldade na manipulação do bolo alimentar.

- Dificuldade de higiene bucal.

- Alteração da fala.

- Lesões traumáticas no freio, por esfregar nos dentes incisivos inferiores.

- Doença periodontal.


Úlcera traumática no frênulo lingual.

Apesar da região abrigar estruturas nobres como artérias e glândulas salivares, a cirurgia feita por profissional especialista é muito segura e consiste na remoção parcial da estrutura do freio e sutura dos tecidos com pontos, em geral, reabsorvíveis.



Os tecidos bucais apresentam recuperação rápida. Entretanto, por ser um órgão utilizado na fala e na alimentação, o pós-operatório é, de certa forma, incomodo nos primeiros três ou quatro dias.



Os cuidados nos pós-operatórios são:


- preferir alimentos pastosos e frios nos primeiros dois dias.

- se alimentar com delicadeza.

- Evitar falar por muito tempo.

- Manter uma severa higiene bucal.

- Seguir as instruções da receita fornecida pelo cirurgião-dentista.

- Após 15 dias, realizar exercícios de movimentação da língua, para a musculatura aprender sua nova extensão.


Assista ao vídeo enviado pelo paciente, 24 horas após a cirurgia.


Logo abaixo você verá o registro fotográfico da liberdade de movimento que o paciente ganhou após duas semanas do procedimento cirúrgico, ainda com alguns pontos reabsorvíveis.



E, por fim, o antes & depois do movimento de levantamento lingual em direção ao céu da boca. Paciente relatou pós-operatório tranquilo e satisfação com a nova extensão dos movimentos linguais.




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo