O #novonormal é a #NovaRotinaArtesania


É inegável que o mundo mudou. Aqui no Artesania o #novonormal virou a #NovaRotinaArtesania de atendimento seguro contra a Covid-19, que escrevemos, treinamos e já temos aplicado há algumas semanas.


Máscaras divertidas, porém excelentes, que ganhamos do querido paciente sr. Joaquim (foto).

Biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.


Na prática clinica da odontologia a questão é garantir que os procedimentos sejam o mais seguro possível para profissionais e pacientes, mantendo o mais alto padrão de qualidade dos resultados.



TRIAGEM NO CONTATO INICIAL E AGENDAMENTO CONSCIENTE


Tudo começa com uma triagem por WhatsApp. Durante o agendamento e um dia antes da consulta, o paciente é questionado sobre sua condição de saúde e contato com doentes de Covid-19. Além disso, os agendamentos são realizados com espaçamento, o que minimiza o contato entre as pessoas, diminuindo a chance de transmissão de patógenos.

 


A CHEGADA DO PACIENTE 


Ao chegar ao Artesania o paciente realiza a lavagem de mãos, antebraços e rosto, com sabonete antisséptico, bochecha solução santisséptica  por 1 minuto e, por fim, aplica álcool em gel sobre as mãos. A antissepsia da cavidade bucal do paciente reduz cerca de 75% da quantidade de microrganismos na boca. Os pacientes encontram álcool em gel para antissepsia das mãos disponível na recepção e lavabo.



EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, EPI

Os profissionais utilizam gorro, que deve recobrir todo o cabelo e orelhas, aventais descartáveis, que evitam o contato da pele e roupas pessoais com os pacientes, propés, para proteção dos calçados, face shield, que são barreiras plásticas usadas à frente do rosto, máscaras, que protegem as vias aéreas, óculos de proteção e luvas descartáveis.  As mãos são lavadas com sabonete degermante antes e após serem calçadas as luvas.

 


INSTRUMENTAIS, DESCARTÁVEIS E SUPERFÍCIES


Instrumentais que penetrem em tecidos sub-epiteliais ou que entrem em contato com a mucosa ou pele do paciente são esterilizados em autoclave (processo que elimina todos os microrganismos: protozoários, bactérias, vírus, fungos e esporos). Muitos outros são descartáveis como luvas, aventais, agulhas, sugadores e aplicadores de substâncias.



Os equipamentos, bancadas e ambiente são desinfetados por compostos quaternários ou álcool 70º a cada troca de paciente. Barreira de filme plástico são aplicadas sobre as superfícies mais tocadas por dentistas e pacientes a cada troca de paciente



Torneiras acionadas por pedal evitam a contaminação por eliminarem a necessidade do toque das mãos. O uso de toalhas de papel tambem minimiza a infecção cruzada.



Nanotecnologia é outra arma importante de controle de infecção cruzada. As cadeiras são construídas em plástico antibacteriano. Sim a própria matéria-prima das cadeiras usa nanotecnologia de ponta que causa efeito inibidor contra microorganismos. 



O isolamento social é um grande desafio. É preciso informar-se constantemente sobre o #novonormal, mas também é hora de praticar a fé, a paciência e, sobretudo, o amor. Sim, o amor leva à generosidade ao altruísmo e inúmeros nobres derivados.

Atinja outros com seu amor. Incentive a paz. Num mundo em caos financeiro, talvez o crédito mais necessário não seja dinheiro. Perdoe, espalhe o bem sem olhar merecimentos ou culpas, tratando a todos com carinho e boas ações.  


É preciso seguir tolerando e sorrindo, chorar um pouco menos nossas próprias tristezas e unir-se com o próximo em suas aflições. É preciso olhar para o outro e fazer melhor a porção do mundo que nos toca, que nos rodeia e que é transformável por nossas ações.


Valorize os momentos felizes, as pequenas bençãos diárias que recebemos do Criador e as pessoas amadas que estão por perto. Cuide-se. Vai dar certo.



14 visualizações

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações