É inegável que o mundo mudou. Aqui no Artesania o #novonormal virou a #NovaRotinaArtesania de atendimento seguro contra a Covid-19, que escrevemos, treinamos e já temos aplicado há algumas semanas.
Biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.
Na prática clinica da odontologia a questão é garantir que os procedimentos sejam o mais seguro possível para profissionais e pacientes, mantendo o mais alto padrão de qualidade dos resultados.
TRIAGEM NO CONTATO INICIAL E AGENDAMENTO CONSCIENTE
Tudo começa com uma triagem por WhatsApp. Durante o agendamento e um dia antes da consulta, o paciente é questionado sobre sua condição de saúde e contato com doentes de Covid-19. Além disso, os agendamentos são realizados com espaçamento, o que minimiza o contato entre as pessoas, diminuindo a chance de transmissão de patógenos.
A CHEGADA DO PACIENTE
Ao chegar ao Artesania o paciente realiza a lavagem de mãos, antebraços e rosto, com sabonete antisséptico, bochecha solução santisséptica por 1 minuto e, por fim, aplica álcool em gel sobre as mãos. A antissepsia da cavidade bucal do paciente reduz cerca de 75% da quantidade de microrganismos na boca. Os pacientes encontram álcool em gel para antissepsia das mãos disponível na recepção e lavabo.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, EPI
Os profissionais utilizam gorro, que deve recobrir todo o cabelo e orelhas, aventais descartáveis, que evitam o contato da pele e roupas pessoais com os pacientes, propés, para proteção dos calçados, face shield, que são barreiras plásticas usadas à frente do rosto, máscaras, que protegem as vias aéreas, óculos de proteção e luvas descartáveis. As mãos são lavadas com sabonete degermante antes e após serem calçadas as luvas.
INSTRUMENTAIS, DESCARTÁVEIS E SUPERFÍCIES
Instrumentais que penetrem em tecidos sub-epiteliais ou que entrem em contato com a mucosa ou pele do paciente são esterilizados em autoclave (processo que elimina todos os microrganismos: protozoários, bactérias, vírus, fungos e esporos). Muitos outros são descartáveis como luvas, aventais, agulhas, sugadores e aplicadores de substâncias.
Os equipamentos, bancadas e ambiente são desinfetados por compostos quaternários ou álcool 70º a cada troca de paciente. Barreira de filme plástico são aplicadas sobre as superfícies mais tocadas por dentistas e pacientes a cada troca de paciente
Torneiras acionadas por pedal evitam a contaminação por eliminarem a necessidade do toque das mãos. O uso de toalhas de papel tambem minimiza a infecção cruzada.
Nanotecnologia é outra arma importante de controle de infecção cruzada. As cadeiras são construídas em plástico antibacteriano. Sim a própria matéria-prima das cadeiras usa nanotecnologia de ponta que causa efeito inibidor contra microorganismos.
O isolamento social é um grande desafio. É preciso informar-se constantemente sobre o #novonormal, mas também é hora de praticar a fé, a paciência e, sobretudo, o amor. Sim, o amor leva à generosidade ao altruísmo e inúmeros nobres derivados.
Atinja outros com seu amor. Incentive a paz. Num mundo em caos financeiro, talvez o crédito mais necessário não seja dinheiro. Perdoe, espalhe o bem sem olhar merecimentos ou culpas, tratando a todos com carinho e boas ações.
É preciso seguir tolerando e sorrindo, chorar um pouco menos nossas próprias tristezas e unir-se com o próximo em suas aflições. É preciso olhar para o outro e fazer melhor a porção do mundo que nos toca, que nos rodeia e que é transformável por nossas ações.
Valorize os momentos felizes, as pequenas bençãos diárias que recebemos do Criador e as pessoas amadas que estão por perto. Cuide-se. Vai dar certo.
Comments