top of page

9 PASSOS PARA PERDER O MEDO DE DENTISTA


Ombros tensionados, pés cruzados, mãos suadas e olhos inquietos, observando tudo o que tem ao redor. Pois é, não é difícil identificar uma pessoa que tenha medo de dentista. Na sala de espera ela já demonstra o pavor, pois o corpo fala por si só. Pode parecer engraçado, mas é uma situação bem séria que impede muitas pessoas de cuidarem da sua saúde bucal gerando diversos problemas. Mas é preciso vencer toda essa preocupação e entender que seu dentista só quer ajudar. Você tem muito a ganhar em cada consulta!

SEJA DETERMINADO

O problema não é resolvido com mágica. Adiar também não é legal. Por isso, você tem que determinar para si mesmo que quer e vai perder esse medo. Em alguns casos mais complexos a ajuda de um psicólogo pode ser muito importante.

Ir ao dentista é um momento de saúde dos dentes. Quanto à dor, ela só é sentida se você deixar a saúde bucal de lado e não tomar medidas preventivas. A odontologia, assim como qualquer outra área médica, está cada vez mais avançando em procedimentos que proporcionam maior conforto para seus pacientes. Muitas técnicas são realizadas com anestesia local, ou seja, não há motivos para pânico.

DESCUBRA O QUE TE PREOCUPA

É preciso entender o que você tanto teme. Essa preocupação é real ou gerada pelo que você ouve falar? Antes de partir para a consulta descubra esses motivos. Pode ser um trauma de infância, pavor do barulho do tão temido motorzinho ou de sentir dor durante a consulta. Será através destes sinais que o problema começa a ser resolvido. Converse com amigos ou parentes que lhe deixam seguro, eles podem ajudar muito.

ESCOLHA O DENTISTA IDEAL

Pessoas que têm essa preocupação com dentistas, normalmente, não possuem um profissional de confiança. Faça uma pesquisa para encontrar este parceiro que cuidará para sempre da sua boca. A melhor maneira de encontrar um bom profissional é por indicações de amigos e familiares. Essas pessoas costumam visitar profissionais que as deixem à vontade e seguras. Tente marcar algumas consultas com, pelo menos, três dentistas. Conhecer alguns profissionais diferentes e discutir sua saúde bucal e seus medos pode ajudar a ganhar mais confiança, facilitando na escolha.

CONFIRA O PASSO A PASSO:

  1. Determinação. O primeiro passo é decidir que você quer perder esse medo para cuidar melhor da saúde dos seus dentes.

  2. Converse com amigos e familiares sobre a indicação de um bom dentista. Visite ao menos 3 profissionais diferentes para tomar uma decisão mais confiante.

  3. Leve um amigo com você. Isso mesmo! As primeiras consultas podem ser feitas com alguém que você confia e que te ajude a se distrair na sala de espera, tirando a ansiedade e trazendo mais alívio.

  4. Deixe a primeira consulta para conversar. Confesse seus medos e inseguranças. Isso até ajuda o profissional a lidar com a situação e oferecer um tratamento diferenciado.

  5. Tire todas as dúvidas. Você não precisa entender do assunto e seu dentista está lá para isso. Peça que ele explique sobre todos os tratamentos, tempo de duração e demais procedimentos.

  6. Antes de começar, combine com o dentista alguns sinais como levantar a mão, caso você sinta dor ou algum desconforto.

  7. Ao sentar na cadeira do consultório, pratique um exercício de respiração para acalmar seus nervos. Fechar os olhos também ajuda.

  8. O problema é o barulho do motorzinho? Leve seu aparelho eletrônico com suas músicas preferidas para ouvir durante a consulta.

  9. Ao sair da consulta vá comemorar sua superação indo ao cinema ou almoçando em algum lugar bacana. Além de ser um ótimo programa, pode ajudar a associar as consultas com recompensas em vez do medo.

Fonte: Sorrisologia

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page