top of page

LENTES DE CONTATO, O ÚLTIMO GRITO DA ESTÉTICA. SERÁ MESMO?


Lentes_de_contato_sorriso

"O último grito da estética" é o título da reportagem da Veja São Paulo de 19/02/2016, sobre as lentes de contato dentárias. A odontologia, que já viveu e sobreviveu a outras modinhas, tem uma nova vedete. Sabe-se la até quando, pois as técnicas e avanços odontológicos e a própria estética são altamente versáteis

Lentes de contato não são o único e muito menos o último grito da estética em odontologia, mas apenas um dos recursos disponíveis para obtenção da excelência no sorriso. Aliás, as lentes de contato são companheiras antigas da odontologia, apenas foram recentemente aperfeiçoadas por inovações nos biomateriais. Por isso mesmo, muitos acadêmicos não gostam desse nome, preferindo chama-las como sempre foram conhecidas: facetas dentais.

AFINAL O QUE SÃO AS LENTES DE CONTATO

As lentes de contato ou facetas dentais são lâminas muito finas de porcelana (0,3 a 0,5mm), confeccionadas em laboratório e coladas sobre as estruturas dentais para equilibrar o sorriso tanto na cor quanto na forma.

O conceito de saúde precisa abordar apropriadamente a questão estética e do bem estar. Portanto, tratamentos estéticos, como as lentes de contato, são também considerados tratamentos de saúde desde que indicados e aplicados com conhecimento, ética e técnica.

TRATAMENTO PERSONALIZADO

Infelizmente, a mídia e o meio artístico ditam o padrão de beleza baseado numa estética antinatural que desfila dentes ultra brancos e extremamente perfeitos. E o pior é que muitos saem em busca do "exatamente igual", ameaçando a beleza da diferença e dos pequenos desvios que a natureza caprichosamente aplicou nos mais diversos sorrisos.

Contrapondo as medidas radicais e sorrisos “pasteurizados”, tratamentos personalizados que equilibram e harmonizam os dentes e gengivas, como a ortodontia (aparelhos dentais), clareamento dental e pequenas correções diretas em resina, devolvem aos sorrisos, harmonia e beleza com equilíbrio e naturalidade. Isso sim é belo.

Lente_de_contato_odontológica

SOBRE AS LENTES DE CONTATO ODONTOLÓGICAS

  • Estética e saúde não são antagônicas e sim interdependentes, já que a recuperação do estado psicossocial melhora a saúde geral.

  • Matérias e mídia sobre estética na odontologia são melhores para os dentistas do que para os pacientes.

  • A mídia exagera (e muito) na importância e indicação de lentes de contato na prática clínica diária como já fez com clareamento dental, laser e outras técnicas odontológicas.

  • Lentes de contato são ótimas quando bem indicadas e quando o paciente entende os prós e contras. Não, lentes de contato não conseguem resolver todos os problemas estéticos.

  • Lentes de contato é apenas um novo nome para as facetas de porcelana, procedimento conhecido e usado pelos dentistas há muito tempo

  • Lentes de contato são invasivas (apesar de pouco invasivas) e, por tanto irreversíveis, ou seja não dá pra remover sem prejuízo aos dentes.

  • Lentes de contato não duram para sempre. Portanto, quanto mais jovem alguém aplica-las, mais vezes terá que substituí-las durante a vida. É apropriado lembrar que esse tratamento tem um alto valor agregado.

  • Ortodontia, clareamento dental e restaurações de resina são soluções mais conservadoras e por vezes mais indicadas.

  • Uma consulta adequada e um planejamento técnico e holístico que resultam em indicações éticas e apropriadas dos vários recursos da odontologia trazem mais benefícios do que a odontologia baseada no frenesi causado pelos artistas e pela mídia.

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page