AI MEU DENTE! COMO AGIR EM 6 URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS.


dor_de_dente urgência emergência_odontológica

Em qualquer urgência odontológica é importante manter a calma e não fazer nada que possa agravar a situação clinica.

Procurar um dentista é a decisão mais acertada em todos os casos de urgência, mesmo que seja para receber orientação por telefone, Whatsapp ou e-mail até que se faça o atendimento presencial.

Costumo dizer que pior que a dor de dente é a dor de dente sem perspectiva de solução, por isso os pacientes do COP possuem em suas agendas os contatos dos nossos profissionais para que se sintam protegidos e certos de ter contato e solução rápidos no caso de urgência e dor.

SENTE DOR EM ALGUM DENTE OU NA GENGIVA

O sintoma mais comum e incômodo de um problema odontológico é a dor. Saiba o que fazer e o que não fazer no caso de dor.

- Mesmo sendo tentador, jamais se automedique e muito menos aplique nada sobre os dentes ou gengivas. Deixe que o dentista receite a medicação apropriada.

- Tente localizar o dente ou região com dor e verifique se há algum tipo de resíduo. Se sim, remova cuidadosamente com fio dental ou escova interdental.

- Identifique o tipo de dor (latejante, pontada), se piora com frio ou quente, se há inchaços ou sangramento gengival. Essas informações podem ajudar seu dentista no caso de contato à distância.

- Saiba que extrair dentes é uma opção possivel, porém remota no conjunto de terapias odontológicas. O esforço deve ser sempre na direção da manutenção de cada dente.

- Entre em contato com seu dentista assim que perceber a dor. Não espere piorar e muito menos anoitecer.

SENTE DOR DE CABEÇA FREQUENCIA, DOR NOS DENTES E CANSAÇO NA FACE

- Nesse caso, você pode estar apertando os dentes. Se ultimamente tem quebrado dentes e restaurações ou percebido desgaste neles é mais um indício de bruxismo.

- Se não tratado, o bruxismo leva à desgaste de dentes e restaurações, retrações nas gengivas, e até mesmo perda óssea e dental dentre outros sinais e sintomas.

- Entre em contato com seu dentista para avaliar e tratar o bruxismo. Quanto antes procurar, melhor.

SENTE QUE TEM ALGO PRESO ENTRE OS DENTES

- Em frente à um espelho bem iluminado, tente localizar onde está e o que é. Só então tente remover com fio dental ou escova interdental pequena.

- Não use palitos ou instrumentos pontiagudos e tome muito cuidado para não ferir ou infeccionar sua gengiva.

- Se perceber que não vai conseguir ou que pode machucar a gengiva, procure o dentista.

BATEU O DENTE E SAIU UM FRAGMENTO OU O DENTE INTEIRO

- Estanque o sangramento com um pano limpo

- Não lave e nem mesmo toque a raiz do dente.

- Armazene o fragmento dental ou dente num recipiente limpo e totalmente submerso na própria saliva ou soro fisiológico.

- É o tipo de situação que tem que correr ao dentista o mais rápido possível. Um diagnóstico e procedimento realizado na primeira hora influencia demais o resultado do tratamento.

BATEU O DENTE E ELE "AFUNDOU" NA GENGIVA

- Não puxe nem toque no dente.

- Entre em contato com o dentista.

MORDEU A LINGUA OU A BOCHECHA E ESTÁ SANGRANDO

- Se houver sangramento, aplique pressão sobre a área utilizando um pano limpo.

- Se inchar muito, aplique compressas frias durante as primeiras horas

- Se não melhorar ou não parar de sangrar, procure o dentista ou pronto socorro.

#Urgência #Emergência #Dordedente #Donagengiva #gengivasangrando #traumadental #Dentequebrado #Sangramentobucal #EmergênciaOdontológica #Dor

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo