top of page

5 DÚVIDAS SOBRE O TRATAMENTO DE CANAL


O QUE É TRATAMENTO DE CANAL OU ENDODÔNTICO?

O tratamento de canal é realizado quando a polpa do dente (a parte viva formado por nervos e vasos sanguíneos que fica no interior das raízes) está inflamada ou infectada.

O tratamento consiste na remoção da polpa, seguido da limpeza e preenchimento do sistema de canais radiculares (obturação) . Esse procedimento devolve ao dente e aos tecidos adjacentes a normalidade nas funções e estética da cavidade oral.

O TRATAMENTO ENDODÔNTICO DÓI?

Nos dias atuais, as técnicas e variedades de anestésicos locais nos permitem realizar um tratamento endodôntico indolor. Em alguns casos isolados, quando há infecção prévia e intensa, o paciente pode apresentar dor pós-operatória, que é controlada com analgésicos, anti-inflamatórios e/ou antibióticos. Nessas situações, o paciente deve procurar rapidamente o endodontista para ser medicado adequadamente.

O QUE É UM ENDODONTISTA?

É o cirurgião-dentista especializado no tratamento dos canais radiculares e outros procedimentos que envolvam a polpa dental.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA REALIZAR O TRATAMENTO DE CANAL?

Com os recursos e técnicas modernas disponíveis no mercado (microscópio, localizadores foraminais, ultrassom, instrumentos rotatórios), o tratamento pode ser realizado em sessão única. Porém, em alguns casos, dependendo da complexidade do tratamento, podem ser necessárias duas ou mais sessões.

O DENTE PODERÁ FICAR FRÁGIL OU ESCURECIDO APÓS O TRATAMENTO ENDÔNTICO?

Quando o dente tratado apresenta apenas uma pequena perda de estrutura na coroa é restaurado no consultorio numa única sessão. Em casos em que a destruição é grande, é preciso cimentar pinos no interior dos canais que reforçam a estrutura dental e suportam as coroas estéticas e funcionais.

Com as técnicas atuais e a rapidez no diagnóstico o escurecimento dos dentes é totalmente evitado. Se sentir dor de dente forte e continua, sofrer algum trauma nos dentes ou perceber alteração de cor procure logo o dentista para que ele avalie o quanto antes se há a necessidade de tratar o canal.

169 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page