top of page

Tratamento de canal em dente de leite?


Papais e mamães podem ficar bastante assustados ao saberem que existe a possibilidade de seus filhos tratarem os canais dos dentinhos de leite. Apesar de parecer estranho, esse tipo de tratamento pode ser necessário em alguns casos, inclusive para garantir que o dente permanente venha saudável no futuro.

Mas, fiquem tranquilos, tratar o canal de um dente de leite é seguro e faz parte da rotina diária do odontopediatra (especialista em crianças) e do endodontista (especialista em canal).

Conheça as duas principais causas para tratar os canais em dentes de leite.

1. Cárie muito profunda que atinja a polpa do dente (parte viva formada por nervos e vasos sanguíneos que fica no interior das raízes).

2. Trauma, como quedas e pancadas.

O tratamento de canal em dentes de leite é muito parecido com o tratamento de canal em dentes permanentes. Consiste na remoção da polpa do interior do dente, limpeza, desinfecção, secagem dos canais e preenchimento dos mesmos, com biomaterial apropriado.

A maior diferença é que, no caso dos dentes de leite, o material de obturação deverá ser reabsorvível para ser reabsorvido de maneira natural juntamente com a raiz do dente no tempo certo.

Tratamento de canal em criança

Após o término do tratamento de canal, o dente receberá uma restauração adequada que devolverá função e estética ao pequeno paciente.

É importante você saber que mesmo após tratado e salvo, inevitavelmente o dente de leite irá cair no tempo natural. Mas, então por que tratar um dente que irá cair?

É simples. Quando o dente de leite é tratado de maneira correta, garante a saúde do permanente que está abaixo. Além disso, evitando-se a extração do dente temporário garante-se o espaço adequado para o seu sucessor definitivo "nascer" corretamente e na hora certa.

Somente o cirurgião-dentista poderá avaliar a necessidade do tratamento de canal em um dente de leite. Ele realizará um bom exame clínico e radiográfico para chegar a uma conclusão ideal.

Lembre-se que a prevenção é a melhor forma para evitar qualquer tratamento invasivo. Então, papais e mamães, acompanhem a higienização bucal de seus filhos, façam consultas periódicas ao cirurgião-dentista, evitem que as crianças comam açúcar com frequência e monitore as atividades físicas dos pequeninos. #cop #odontologia #dentistacampinas #odontologia #clareamentodental #drajulianabarbosa #drfelipesilva #prevençãoodontológica #cárie

260 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page