Limpeza interdental, escolha suas armas!


Após anos trabalhando com a prevenção, ainda me surpreendo com a falta de informação disponível a respeito dos instrumentos de limpeza interdentais (para limpar entre os dentes).

Você sabia que, além do fio dental tradicional, existe outros instrumentos de limpeza?

Para conseguir mais eficiência na higienização dos espaços interdentais maiores e de difícil acesso, frequentemente indicamos fio dental superfloss ou escova interdental, já que o fio dental convencional pode não atingir todas as superfícies entre os dentes.

- Para espaços maiores e de difícil acesso entre os dentes

- Para usuários de aparelho de correção dentária

- Para quem tem próteses ou implantes

O fio dental superfloss possui uma ponta rígida para facilitar a colocação entre próteses ou aparelho e duas partes de fio, uma tradicional e outra esponjosa (macia) que limpa sem cortar a gengiva.

As escovas interdentais se parecem com "escovas para mamadeira" em miniatura. Podem ser cilíndricas ou cônicas e são oferecidas em diversas medidas, ou seja, indicamos ao paciente o instrumento que tenha o diâmetro compatível com espaço que seus dentes apresentam, proporcionando limpeza eficiente entre os dentes.

Limpar adequadamente os espaços interdentais mostra-se hoje como uma urgência. As estatísticas apontam que a incidência de cáries é muito maior entre os dentes e não na faces mastigatórias.

Além disso as papilas, porção de gengiva entre os dentes, podem ficar inflamadas, avermelhadas, inchadas e sangrarem caso não haja a limpeza adequada desse espaço.

DICA DA MAGALI

Ao usar esses instrumentos sobre uma gengiva inflamada você poderá constatar sangramento. Não faça como a maioria das pessoas, continue a limpeza e esse sangramento irá cessar entre 7 e 14 dias. Caso isso não aconteça, procure seu dentista.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo