top of page

Consumo inteligente do Açúcar!


Desde cedo associamos afeto ao doce sabor do açúcar. Sim, no Brasil é muito forte o hábito de demonstrar sentimentos presenteando com doces, bolos e chocolates. Os brasileiros consomem cerca de 50% mais açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é cerca de 50 gramas por dia.

Qualquer alimento que contenha algum tipo de carboidrato, inclusive frutas, catchup ou massas, eleva a quantidade de ácidos na cavidade bucal. Os açucares são digeridos pelas bactéria residentes da boca e dessa digestão são excretados os ácidos que causam as cáries.

A cada ingestão de açúcar, substâncias da saliva reagem para neutralizar a acidez. Esse processo leva de 40 a 60 minutos, o que requer atenção à frequência com que carboidratos são consumidos.

Cuidado com a freqüência na ingestão de chocolates e açucares.

A recomendação para se realizar pequenas e frequentes refeições ao longo do dia deve ser acompanhada de cuidado redobrado com os carboidratos e com a higiene dental completa que compreende escovação, fio dental e flúor.

Qualquer hábito dietético em que o açúcar é frequente certamente causará cáries por superar a capacidade tamponante da saliva (aquela que neutraliza os ácidos). Uma criança comendo em frente ao televisor durante um longo período, um fumante que consome balas refrescantes durante todo o dia ou o cafezinho adoçado ingerido de hora em hora são exemplos de receita certa para ter cáries. Resumindo, além de reduzir os açúcares na dieta, fique atento à frequência do consumo.

PREFIRA FRUTAS E ALIMENTOS NATURAIS

Mesmo contendo um açúcar natural chamado frutose, prefira as frutas a chocolates e doces. Lembre-se que para consumir o açúcar contido em 9 quilos de frutas frescas você precisaria de apenas 100 gramas de doces e chocolates.

E como ninguém é de ferro, prefira concentrar o consumo dos doces e chocolates na forma de sobremesa após as principais refeições e jamais permita que seus filhos comam e se deitem para uma noite de descanso sem higienizar os dentes completamente. Durante o sono a quantidade de saliva disponível é menor o que eleva o risco de cáries.

E AI VÃO AS 7 DICAS PARA UMA BOCA CÁRIE FREE

1. Reduza a quantidade de açúcares na dieta da sua família.

2. Prefira frutas a doces e chocolates.

3. Reduza frequência da ingestão de açúcares, cafezinho adoçado, refrigerantes ou balas.

4. Concentre os doces e chocolates como sobremesa após as principais refeições.

5. Higienize os dentes com escova, fio dental e creme dental após cada alimentação

6. Higienize os dentes com escova, fio dental e creme dental antes de dormir.

7. Na total impossibilidade de escovar os dentes, faça um bochecho vigoroso com água.

356 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page