top of page

Manter ou extrair um dente muito doente?


Extração_dentária

Antes de pensar na possibilidade de manter ou extrair um dente, é importante ter a avaliação criteriosa do dentista, já que essa decisão pode ajudar ou afetar toda a arcada dentária do paciente.

Cada grupo de dentes é responsável por funções específicas na boca, sendo todos eles, indispensáveis para um sorriso bonito e harmonioso e uma mordida adequada e funcional. A dentição completa possibilita as realizações de atividades habituais do dia-a-dia como a mastigação, a fala e o sorriso.

Quando um dente é extraído e sua substituição demora para acontecer, alguns problemas podem surgir:

1- os dentes vizinhos começam a se mover na tentativa de ocupar o espaço vazio, ficando assim inclinados na arcada dentária e o seu antagonista (o dente oposto na mordida) tem a tendência de “crescer”, buscando encontrar alguma coisa e ocasionando um desalinhamento na arcada.

2- a perda de um dente, vem seguida de uma perda óssea, já que o nosso organismo entende que o osso que antes suportava o dente perdido, já não apresenta mais nenhuma finalidade. Acontece que esse osso é de grande importância para uma futura reabilitação oral.

É por isso que em casos mais complexos, como cáries muito extensas ou trauma dentário que afetem a polpa do dente e o periápice (região em torno da ponta da raiz), é importante realizar o tratamento de canal.

AFINAL, O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?

Em resumo o tratamento de canal é a remoção dos tecidos vivos do dente e de qualquer resíduo de infecção seguido do preenchimento desses espaços agora vazios com um material biocompatível, ou seja apropriado para o corpo humano. Basicamente esse tratamento consiste em:

1. Remoção da polpa

2. Limpeza e desinfecção dos canais

3. Preenchimento dos canais com material apropriado

Extração_dentária

A extração dentária só deve ser considerada uma opção, quando todas as tentativas para a recuperação do dente forem esgotadas. Só então o dentista avaliará e proporá o melhor tratamento para repor o dente perdido. Isso inclui implantes dentários, próteses fixas ou próteses móveis. Independentemente da escolha, o importante é reabilitar o local o mais rápido possível para devolver saúde bucal ao paciente.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page