6 dicas simples para uma páscoa sem cáries


A páscoa chegou e os armários estão abastecidos com doces e chocolates. Portanto, é bom ficar atento à frequência no consumo desses açúcares tentadores e à higienização adequada dos dentes, principalmente das crianças (e alguns adultos) que estão enlouquecidas com os ovos de páscoa.

Alimentos com açúcar, inclusive frutas, submetem a boca ao que chamamos de "ataque ácido". Além da própria acidez, esses alimentos são digeridos pelas bactéria residentes da boca e dessa digestão são excretados na boca os ácidos que causam as cáries. Felizmente, a nossa saliva tem em sua composição substâncias capazes de neutralizar a acidez dos alimentos e da placa bacteriana. A noticia ruim é que esse equilíbrio só é recuperado, em média, após 40 minutos da ingestão.

É por isso que a frequência do consumo de açúcares é mais preocupante até mesmo que a quantidade deles. E isso vale para todas as idades, por exemplo: uma criança que passa a manhã inteira mastigando alimentos adocicados na frente de um televisor tem o risco de desenvolver cáries elevado, pois a saliva mal acaba de neutralizar um chocolate, já vem uma bala e depois uma biscoito recheado e leite achocolatado e por ai vai. A boca não "da conta" de neutralizar a acidez causada em tanto tempo de ataques sucessivos e contínuos sobre os dentes.

Além de reduzir os açúcares na dieta, fique atento à frequência daquele cafezinho adoçado, das balas refrescantes e dos refrigerante e chicletes. E agora com a casa cheia dos chocolates da páscoa o cuidado deve ser redobrado. Supervisione e controle a frequência com que as crianças ingerem chocolate. Não deixe essas bomba de acidez bucal à disposição das pequeninos.

PREFIRA FRUTAS E ALIMENTOS NATURAIS

Mesmo contendo um açúcar natural chamado frutose, prefira as frutas a chocolates e doces. Lembre-se que para consumir o açúcar contido em 9 quilos de frutas frescas você precisaria de apenas 100 gramas de doces e chocolates.

E como ninguém é de ferro, prefira concentrar o consumo dos doces e chocolates na forma de sobremesa após as principais refeições e jamais permita que seus filhos comam e se deitem para uma noite de descanso sem higienizar os dentes completamente. Durante o sono a quantidade de saliva disponível é menor o que eleva o risco de cáries.

E AI VÃO AS 6 DICAS PARA UMA PÁSCOA SEM CÁRIES

1. Reduza a quantidade de açúcares na dieta da sua família.

2. Prefira frutas a doces e chocolates.

3. Reduza frequência da ingestão de açúcares, cafezinho adoçado, refrigerantes ou balas.

4. Concentre os doces e chocolates como sobremesa após as principais refeições.

5. Higienize os dentes antes de dormir com escova, fio dental e creme dental.

6. Na total impossibilidade de escovar os dentes, faça um bochecho vigoroso com água.

#Páscoa #Ovodepáscoa #Chocolate #Cárie #Evitandoascáries #Açucar

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações