top of page

6 dicas simples para uma páscoa sem cáries


A páscoa chegou e os armários estão abastecidos com doces e chocolates. Portanto, é bom ficar atento à frequência no consumo desses açúcares tentadores e à higienização adequada dos dentes, principalmente das crianças (e alguns adultos) que estão enlouquecidas com os ovos de páscoa.

Cuidado com a freqüência na ingestão de chocolates e açucares.

Alimentos com açúcar, inclusive frutas, submetem a boca ao que chamamos de "ataque ácido". Além da própria acidez, esses alimentos são digeridos pelas bactéria residentes da boca e dessa digestão são excretados na boca os ácidos que causam as cáries. Felizmente, a nossa saliva tem em sua composição substâncias capazes de neutralizar a acidez dos alimentos e da placa bacteriana. A noticia ruim é que esse equilíbrio só é recuperado, em média, após 40 minutos da ingestão.

É por isso que a frequência do consumo de açúcares é mais preocupante até mesmo que a quantidade deles. E isso vale para todas as idades, por exemplo: uma criança que passa a manhã inteira mastigando alimentos adocicados na frente de um televisor tem o risco de desenvolver cáries elevado, pois a saliva mal acaba de neutralizar um chocolate, já vem uma bala e depois uma biscoito recheado e leite achocolatado e por ai vai. A boca não "da conta" de neutralizar a acidez causada em tanto tempo de ataques sucessivos e contínuos sobre os dentes.

Além de reduzir os açúcares na dieta, fique atento à frequência daquele cafezinho adoçado, das balas refrescantes e dos refrigerante e chicletes. E agora com a casa cheia dos chocolates da páscoa o cuidado deve ser redobrado. Supervisione e controle a frequência com que as crianças ingerem chocolate. Não deixe essas bomba de acidez bucal à disposição das pequeninos.

PREFIRA FRUTAS E ALIMENTOS NATURAIS

Mesmo contendo um açúcar natural chamado frutose, prefira as frutas a chocolates e doces. Lembre-se que para consumir o açúcar contido em 9 quilos de frutas frescas você precisaria de apenas 100 gramas de doces e chocolates.

E como ninguém é de ferro, prefira concentrar o consumo dos doces e chocolates na forma de sobremesa após as principais refeições e jamais permita que seus filhos comam e se deitem para uma noite de descanso sem higienizar os dentes completamente. Durante o sono a quantidade de saliva disponível é menor o que eleva o risco de cáries.

E AI VÃO AS 6 DICAS PARA UMA PÁSCOA SEM CÁRIES

1. Reduza a quantidade de açúcares na dieta da sua família.

2. Prefira frutas a doces e chocolates.

3. Reduza frequência da ingestão de açúcares, cafezinho adoçado, refrigerantes ou balas.

4. Concentre os doces e chocolates como sobremesa após as principais refeições.

5. Higienize os dentes antes de dormir com escova, fio dental e creme dental.

6. Na total impossibilidade de escovar os dentes, faça um bochecho vigoroso com água.

38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page