Nocaute Dental. 4 coisas que você precisa fazer para salvar o dente.


O QUE É AVULSÃO DENTÁRIA

A avulsão dentária é quando um dente é deslocado totalmente (coroa e raiz) para fora da cavidade bucal devido a um acidente.

Como era de se esperar, os meninos entre 9 e 14 anos são os que mais sofrem avulsão dentária por causa das brincadeiras e práticas esportivas como andar de bicicleta, patins, skate e natação.

Por causa da posição frontal, os incisivos centrais superiores (os dois “grandões” da frente) são os dentes que mais sofrem acidentes traumáticos.

4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER NO CASO DE AVULSÃO DENTÁRIA

1 Localize o dente avulsionado. Pegue-o e segure-o pela coroa, NUNCA pela raiz, já que ela apresenta estruturas de ligamento importantes que, quando preservadas, melhoram a chance de sucesso na reimplantação do dente.

2 Limpe o dente com água corrente, sem o auxílio de agentes de limpeza ou escovas de dente, sempre tomando muito cuidado com a raiz.

3 O ideal é reimplantar o dente de imediato, ou seja, recoloca-lo no seu lugar verificando o alinhamento adequado e realizando uma leve pressão (esse processo é indolor). Após recolocar o dente no lugar, segure-o com o dedo ou morda um pano limpo ou gaze por 5 minutos. Se você não tiver coragem para recolocar o dente imediatamente, guarde-o em um recipiente fechado contendo leite. Também pode ser soro fisiológico ou a própria saliva do acidentado. O dente jamais deve ficar em meio seco.

4 Procure o cirurgião-dentista imediatamente. O mais provável é que o dentista de alguns pontos no caso de haver ferimentos nos lábios e depois ele fixará o dente reimplantado nos dentes vizinhos por cerca de 2 semanas. Infelizmente, nesses casos o tratamento de canal é obrigatório de 7 a 10 dias após o acidente. A administração de antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e vacina antitetânica devem ser considerados. O paciente deverá evitar morder diretamente com o dente reimplantado por 3 a 4 semanas após o traumatismo e manter uma boa higiene oral.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Toda pessoa que sofre de um trauma, deve ser primeiramente examinada como um todo, verificando seu grau de consciência e estado geral de saúde. Só depois analisar o trauma dental. É importante acalmar a vítima e agir com rapidez.

O sucesso do reimplante dental é diretamente proporcional ao tempo em que o dente permaneceu fora da boca e do meio de armazenamento do mesmo. O ideal é o reimplante imediato ou em até 30 minutos (nesse caso, considere o armazenamento no leite).

Tudo isso só vale para os dentes permanentes. Caso o trauma ocorra em dente de leite, jamais o recoloque para que não haja o risco de afetar o dente permanente sucessor.

PREVINA O NOCAUTE DENTAL

Monitore as crianças durante as brincadeiras e práticas esportivas e use um protetor dental para se aventurar em esportes onde há risco de trauma dental.

#Avulsãodental #traumadental #Protetordental #Criança

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo