Os dentes enfrentam desafios diários durante toda a vida. Sofrem com a pressão, temperatura, traumas, bactérias e hábitos. Além disso, os dentes entram em contato direto com pigmentos extrínsecos (vindos de fora do dente) e intrínsecos (vindos de dentro do dente). É importante ficar atento à algumas situações e, ao notar alguma diferença, procurar o dentista.
APÓS TRAUMA
Um dente pode escurecer após um trauma devido a uma possível hemorragia interna, reabsorção interna ou mesmo a morte da polpa (tecido interno do dente formada por inervação e vasos sanguíneos). Os pigmentos do sangue e do material necrosado podem acabar fixados na dentina. Sempre que houver um impacto sobre a dentição procure logo um dentista para avaliar a necessidade de tratar o canal. Se o impacto for sobre dentes de leite é importante agendar com urgência o dentista. É que nesse caso, até mesmo o permanente que está em formação pode ser afetado.
APÓS TRATAMENTO DE CANAL
Com as técnicas e biomateriais atuais é uma situação difícil de acontecer. De qualquer forma, somando-se o clareamento interno ao convencional, pode-se obter bons resultados contra esse tipo de pigmentação. Com o passar dos anos, dentes com canal tratado podem apresentar diferença de cor pela ressecamento interno.
CÁRIE E RESTAURAÇÕES EM METAL
As cáries podem pigmentar os dentes assim como metais restauradores. Tratando as cáries e trocando restaurações em metal por biomateriais modernos e estéticos podemos adequar a cor dos dentes.
HIGIENE DEFICIENTE
A higienização incompleta e a ficar por muito tempo sem a higienização profissional é a receita para permitir que pigmentos e bactérias permaneçam sobre a superfície dental, tornando-a mais porosa e pigmentada.
TABAGISMO
O hábito de fumar expõe os dentes a pigmentos que se aderem fortemente aos dentes. A limpeza profissional com uma TSB (Técnica de Saúde Bucal) e o clareamento dental feito pelo dentista resolvem essa situação. Por esse e por outros motivos é muito recomendável eliminar o hábito de fumar.
PIGMENTOS ALIMENTARES
Pigmentos naturais e artificiais da alimentação escurecem e mancham lenta e continuamente os dentes. Dentre os alimentos que mais pigmentam estão o vinho, café, chás, refrigerantes, bebidas esportivas, energéticos, beterraba, milho, corantes artificiais presentes em gelatinas e sucos, molho de tomate, sucos de uva, amora, folhas escuras, balas e confeitos pigmentados, molho de soja e açaí. Isso não significa que devamos nos abster de todos esses alimentos, mas sim que é necessária a limpeza adequada ou pelo menos um vigoroso bochecho com água após a sua ingestão.
IDADE
O envelhecimento da dentina, o desgaste do esmalte e exposição das raízes dentais que acontecem com o passar dos anos também contribuem para o escurecimento do sorriso. Clareamento dental e restaurações estéticas dão conta de reverter o peso dos anos sobre o sorriso.
Se você perceber alteração de cor nos seus dentes, procure um dentista para ser diagnosticado, orientado e ter seu sorriso clareado. Você encontrará dicas sobre clareamento dental clicando aqui.
Você ganhou um cupom de 25% de desconto para fazer um clareamento dental no COP. O tratamento clareador inclui 3 sessões na clínica. Uma para exame e moldagem, uma para orientação e entrega do kit de clareamento e outra para avaliação do tratamento. O paciente recebe um kit de clareamento que contém um par de moldeiras personalizadas em acetato e 3 seringas de biomaterial clareador de escolha do profissional. O clareamento não inclui substituições de restaurações e próteses nem restaurações de nenhum tipo. Desconto válido até o dia 30 de maio de 2016.