Tarde demais para alinhar os dentes?


O que antigamente era considerado um tratamento para adolescentes, hoje não é mais. Muitos adultos e idosos estão corrigindo seu sorriso e garantindo saúde no futuro com a ajuda de aparelhos ortodônticos.

A ortodontia reposiciona e alinha os dentes e isso traz muitas vantagens para o paciente a médio e a longo prazo. Ao contrário do que se pode pensar, a ortodontia está longe de ser apenas um capricho estético obtido entre um e três anos, em sua maioria.

Sim, é claro que um sorriso alinhado é mais bonito. Em uma pesquisa de 2011, a condição de alinhamento do sorriso fez variar significativamente as classificações de atraente, inteligente, cuidadoso, agradável e extrovertido.

Isso porque muitos estudos já revelaram que pessoas “atraentes” são percebidas como mais positivas, inteligentes e sociáveis e por isso conseguem uma melhor interação social e profissional.

Mas, os benefícios de um tratamento ortodôntico em adulto se estendem em sua quantidade e importância. Alinhar o sorriso já é como uma apólice de seguro que garantirá saúde bucal no futuro.

HIGIENE BUCAL

Dentes mal posicionados criam áreas de retenção de alimentos. Além disso, essas pontos podem dificultar a execução e conferência da higiene bucal. Pode ser problemático passar o fio ou tocar a região com as cerdas da escova. Certamente o reposicionamento dos dentes permite o acesso dos instrumentos de limpeza dental, promovendo saúde.

CÁRIE

A dificuldade na limpeza dos dentes e na visualização de cáries iniciais em dentes desalinhados pode contribuir para que essa doença seja descoberta apenas em estágios mais avançados ou mesmo que necessitem de canal. Dentes alinhados diminuem a incidência de cáries.

DOENÇAS PERIODONTAIS

A dificuldade de higiene e maior retenção de placa em dentes desalinhados podem contribuir para que gengivites e periodontites acometam os tecidos de suporte do dente compostos por osso, fibras e gengiva.

A retração gengival e o amolecimento dental (mobilidade) também podem acontecer se um dente desalinhado receber muita carga durante a mastigação ao longo dos anos. Essa situação pode agravar-se ainda mais se o paciente tiver bruxismo ou algum outro hábito como roer unhas ou mascar chicletes.

DESGASTE DOS DENTES

O desalinhamento do sorriso faz com que alguns dentes toquem menos enquanto outros suportem mais força durante a mordida. Com o passar do tempo, ficará evidente que alguns dentes apresentam mais desgastes que outros. Além da implicação estética, os tecidos dentais internos ficarão mais expostos aos desafios buscais.

FRATURA RECORRENTE DE RESTAURAÇÕES

As restaurações e biomateriais dentais foram concebidos para enfrentarem os desafios da oclusão. Mesmo assim, o desalinhamento dos dentes pode criar situações que excedam a capacidade desses materiais resistirem. Essa é uma causa comum da queda recorrente de restaurações.

PERDA DE DENTES

O esforço exagerado durante anos, pode causar a perda de tanto osso que o dente pode cair ou então ser obrigatória a sua extração. Além disso, microtrincas se formar durante os anos de esforço excessivo e podem culminar na fratura da raiz e consequente perda do dente.

Infelizmente muitos adultos e idosos rejeitam a ideia de usar aparelhos ortodônticos e perdem a chance de desfrutarem de um sorriso lindo e saudável.

Evite muitos problemas e gastos. Converse com seu dentista o quanto antes e desfrute de saúde e beleza sorrindo durante muitos anos!

#Estética #EstéticaDental #Idosocomaparelhodental #Ortodontiaparaidoso #Ortodontiameiaidade #Alinhamentodental #Tardedemaisparaalinharosdentes

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações