Sorrir sem próteses removíveis e sem constrangimento é algo normal para a maioria das pessoas. Mas, ainda há muitos que sofrem com perdas dentais causadas pela cárie, doença periodontal e traumas.
A evolução dos biomateriais e das técnicas nessa especialidade odontológica estenderam a reabilitação fixa para muitos casos que no passado eram fadados à próteses removíveis.
A tecnologia atual permite que as próteses parciais ou totais fiquem ancoradas sem mobilidade, o que é mais próximo do natural e confere ao paciente conforto e segurança durante as funções bucais, como mastigar e sorrir.
O que é o implante dental?
O implante é um pino de titânio semelhante à um parafuso. Ele é instalado no osso onde as raizes dos dente ficavam anteriormente para sustentar uma coroa. Após três meses, esse osso cresce sobre as ranhuras do implante, proporcionando as condições necessárias para o mesmo suportar as forças da mastigação.
Qualquer pessoa pode fazer?
O tratamento de implantodontia pode ser feito na grande maioria dos casos. É muito importante a avaliação holística do paciente, hábitos, tipo de mordida, bruxismo, quantidade de osso disponível, uso de medicamentos e saúde geral. Além disso, o planejamento adequado depende da realização de tomografia, que é um exame de imagens preciso e totalmente confiável. Em alguns casos, a integração com o médico do paciente é necessária e suficiente para permitir a instalação de implantes dentais. Em outros são necessários enxertos ou regenerações ósseas. Em geral, conseguimos corrigir previamente muitas situações limitantes.
Quanto tempo demora?
A reabilitação com implantes é um tratamento extremamente personalizado. Além disso, o respeito ao tempo biológico de osteointegração (crescimento do osso sobre o implante) é determinante para o sucesso. Tratamentos realizados sem esse cuidado elevam o risco de fracasso. Aqui no Centro de Odontologia Preventiva, nunca perdemos um implante, uma vez que valorizamos o planejamento e a observação do tempo biológico de cada paciente.
Em média o tratamento com implantes varia entre noventa e cento e oitenta dias. Entretanto, havendo necessidade de Regeneração Óssea Guiada (RGO) ou enxertos ósseos esse tempo pode ser maior. Até que o trabalho fique pronto, o paciente usa dispositivos provisórios que garantem função mastigatória e estética.
Agende uma consulta conosco.
☎️⎟19.3251.1677
📧⎟contato@odontocop.com
💻⎟odontocop.com