top of page

Raios X pós-pandemia!

A pandemia provocou uma infinidade de mudanças comportamentais ao longo de suas fases. As consultas de limpeza profissional, os tratamentos e exames radiológicos foram pausados.


Há quanto tempo você não faz exame radiográfico e clínico?

Infelizmente, muitos não retomaram os cuidados profissionais com sua saúde bucal e o resultado disso é o aumento significativo de cáries, doenças periodontais e fraturas dentais, que ainda estão condenando muitos dentes ao tratamento de canal e até extrações. A saúde bucal foi seriamente abalada. Clique nesse link e saiba mais a respeito do impacto da pandemia na saúde bucal.


Você já realizou checkup radiográfico odontológico e clínico APÓS PANDEMIA?


O checkup radiográfico bucal é extremamente importante para promoção de saúde, pois doenças podem estar progredindo no silêncio, ou seja, sem que você sinta dor ou alteração de forma.

O diagnóstico precoce sempre é vantajoso, evitando grandes danos e situações irreparáveis, como a perda de dentes ou pior prognósticos como no caso dos cânceres diagnosticados tardiamente. É muito mais barato tratar as doenças em estágios iniciais.


Além da vantagem para sua saúde, diagnósticos precoces apresentam vantagem para seu bolso. Você está atrasado com suas radiografias? Mande uma mensagem agora mesmo para DAGMAR 📱19.9.9208.1565 ou MICHELE 📱19.9.8204.5299

Esses são alguns exemplos de alterações bucais que podem ser encontradas no checkup radiográfico odontológico.

  • cáries dentais

  • infiltrações nas restaurações

  • restaurações fraturadas

  • reabsorções de raizes dentais

  • infecções nos canais dentários

  • fraturas dentais

  • infecções ósseas

  • doença periodontal

  • cistos

  • tumores e cânceres

  • dentes inclusos

O exame radiográfico digital que realizamos aqui no Artesania Studio Oral é muito seguro e rápido, cerca de 30 segundos por dente.



Aqui no Artesania Studio Oral, realizamos um controle próximo dos pacientes com sessões regulares individualizadas e gentilmente lembradas pela nossa equipe a cada 3 anos. Mande uma mensagem e agende seu exame radiográfico com a DAGMAR 📱19.9.9208.1565 ou MICHELE 📱19.9.8204.5299



Exames radiográficos regulares permitem o diagnóstico precoce, o que, na maioria das vezes, significa um tratamento mais conservador, menos invasivo, menos doloroso, com menor custo e maior chance de sucesso.

Ao contrário do que se pensa, o exame mais adequado para o checkup radiográfico bucal não é o panorâmico, e sim o periapical, ilustrado nas radiografias nas margens da figura abaixo. Essa técnica acompanha a curvatura das estruturas ósseas onde estão inseridos os dentes o que gera imagens mais fiéis. Outro protocolo de exame radiográfico sem muita distorção é o interproximal, como as 4 radiografias do centro da figura abaixo, usado para o exame das coroas dos dentes.

Radiografias Periapicais

As radiografias panorâmicas revelam maxila e mandíbula em um único filme com uma única exposição radiográfica. São muito úteis na pesquisa e planejamento cirúrgico de sisos, dentes supranumerários, patologias ósseas, avaliação dos osso, ortodontia e traumatologia. Esse protocolo pode revelar algumas cáries e lesões radiculares, que precisam ser confirmadas com radiografias periapicais.

Radiografia Panorâmica


156 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page