top of page

10 coisas que você gostaria de saber sobre clareamento dental

Atualizado: 24 de ago. de 2021


1. Por que clarear meus dentes?

Um sorriso que mostre um branco equilibrado é muito agradável. Se o paciente realiza uma boa limpeza bucal, além de embelezar o sorriso, o clareamento reforçará a imagem de uma boca limpa e saudável.



2. É seguro clarear os dentes?

Sim. Os produtos e técnicas atuais para clareamento dental são eficientes e seguros desde que usados conforme orientação e sob supervisão de um dentista. Apenas durante o tratamento os dentes podem ficar sensíveis e as gengivas levemente avermelhadas, mas sem qualquer sequela.

3. Quanto meus dentes podem ficar brancos?

Os clareamentos dentais profissionais são efetivos. Entretanto, na dependência do tipo de mancha e da composição dos dentes, o nível de branqueamento pode variar. O ideal é que o paciente e o dentista concordem em buscar um tom branco e claro, mas sem exagero.



4. Qual é o melhor método de clareamento dental?

Apesar da grande mídia falar demais sobre o clareamento a laser, esse método não é mais considerado. O tratamento mais eficiente e seguro é aquele feito em casa com moldeiras individuais e gel clareador à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio que removem tanto as manchas superficiais quanto as profundas. Nesse tipo de branqueamento, o paciente é avaliado e moldado para a confecção de moldeiras personalizadas que ajudarão na aplicação do gel clareador sobre os dentes por algumas horas diárias durante o tempo receitado pelo dentista.



5. Quanto tempo leva para clarear meus dentes?

O clareamento dental com moldeiras pode levar de 2 a 3 semanas.

6. Quais as contraindicações para o clareamento?

Pacientes com cáries, doenças gengivais ou muita sensibilidade devem receber tratamento adequado antes de clarearem os dentes. O clareamento também é contraindicado em gestantes e durante a amamentação. E adolescentes, podem clarear os dentes? Saiba aqui

7. E se eu tiver restaurações e próteses?

As restaurações e próteses não podem ser clareadas. Por isso, deve-se fazer um planejamento adequado que envolva o estudo da possibilidade ou não de trocar essas peças a fim de se obter o efeito estético correto. O clareamento é feito antes da troca de restaurações e próteses.

8. Quanto dura o clareamento?

O efeito branqueado tem excelente duração e se alguns cuidados forem tomados após o tratmento, pode-se prolongar o branco dos dentes por alguns anos. Entretanto, após o clareamento, os dentes voltarão a ter contato com corantes e o processo natural de escurecimento seguirá o seu curso.



9. Como manter meu novo sorriso branco?

Evite o consumo exagerado de alimentos que tenham forte pigmentação como por exemplo refrigerantes, café, chá, vinho e bebidas esportivas. Quando possível, utilize canudo para manter os corantes longe dos dentes. Higienize os dentes adequadamente e faça sessões profissionais de higiene bucal com a frequência que seu dentista recomenda (pelo menos semestralmente). Caso seja fumante, abandone ou pelo menos diminua a frequência do hábito.



10. Cremes dentais clareadores são bons?

Cremes dentais clareadores apenas removem placa bacteriana e manchas superficiais. Em sua maioria são excessivamente abrasivos, além de estimularem o exagero na força e no número de escovações dentais, causando desgaste dental, retração gengival e hipersensibilidade. Aqui no Artesania Studio Oral recomendamos o Sensodyne True White para manutenção do clareamento dental.

123 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page