Adolescentes podem clarear os dentes?


Adolescentes vivem com o celular na mão. E estão sempre vendo e fazendo selfies. E é claro que querem "sair bem na foto". Além disso, essa turminha está antenada nos influenciadores digitais, blogueiros que ditam a moda e o que é bonito.



No Artesania, recebo frequentemente adolescentes, seus pais e a dúvida: a partir de que idade posso clarear meus dentes?


É claro que é uma preocupação legítima! Após anos de investimento em ortodontia e na saúde bucal dos filhos, os pais não querem ter problemas por causa de estética. Além disso, o assunto é polemizado por mitos e informações desencontradas.



ANTES DE CLAREAR > Apesar de ser um procedimento muito bem estudado e seguro, é fundamental que o adolescente seja examinado pelo dentista, pois algumas situações podem sim contraindicar o clareamento dental.


IDADE _ O esmalte dental termina sua maturação por volta dos 15 anos de idade. Até essa idade, a câmara pulpar e canalículos dentinários são amplos e o ápice da raiz ainda está se fechando, enfim, tudo isso significa que, antes dessa idade, o clareamento dental deve ser evitado pois os tecidos ainda são muito permeáveis, podendo haver dor e até comprometimento da polpa do dente, levando ao tratamento de canal.



HIGIENE DENTAL _ Eu não clareio dente de adolescentes que não cuidam de sua saúde bucal! Estética só vale a pena se for construída sobre o alicerce da saúde. Tudo começa em uma sessão com a TSB (Técnica de Saúde Bucal) para aprender as técnicas de higiene com escova e fio dental, realizar uma profilaxia profissional e aplicar flúor. Depois de pelo menos 14 dias limpando adequadamente, podemos começar a clarear.



RIE E DOENÇA NA GENGIVA _ Infelizmente, ainda me deparo com cáries e doença periodontal em adolescentes. A maioria das vezes é por puro relaxo ou preguiça de limpar adequada e frequentemente os dentes. O exame minucioso da cavidade bucal pelo dentista é muito importante antes de se iniciar um clareamento dental. Qualquer cárie ou doença periodontal devem ser tratadas previamente para não serem agravadas pelo clareamento dental.


SORRISO DESALINHADO _ Clarear os dentes antes da correção ortodôntica é jogar dinheiro fora. Primeiro alinhe o seu sorriso com um ortodontista para só depois clarear os dentes.



CONSENTIMENTO DOS PAIS _ Por fim, acredito que a decisão dos pais é soberana. Papai e mamãe sempre querem o melhor para seus filhos. Eu acredito e respeito isso. Portanto, sem a tranquilidade e o consentimento dos responsáveis, o adolescente não está liberado para o clareamento dental.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo