top of page

Fio dental, o amigo esquecido


Muitas pessoas ainda não tem o hábito de usar o fio dental diariamente. Lembram-se dele apenas quando a carne do churrasco enrosca entre os dentes. E ai usam a técnica do "tuc-tuc" ou "entra-e-sai" apenas para remover a fibra alimentar.

O fio dental usado sem a técnica apropriada, mal consegue remover resíduos alimentares e muito menos o biofilme dental (placa bacteriana) que se forma todos os dias.

Use o fio corretamente

Destaque aproximadamente 40 centímetros de fio ou fita dental, enrole uma pequena porção no dedo médio da mão esquerda e o restante enrole no dedo médio da mão direita.

Conforme for usando o fio, desenrole uma porção limpa da mão direita e enrole a porção suja na mão esquerda. Cuidado para não enrolar o fio com muita pressão e deixar o dedo roxo.

Os dentes se encostam firmemente, então tenha cuidado para não bater bruscamente o fio na gengiva. Use movimentos de vai-e-vem para fazer a introdução do fio no espaço interdental sem causar ferimentos.

Use os dedos indicadores para auxiliar a limpeza dos dentes inferiores e os polegares para auxiliar a faxina nos dentes superiores.

Para uma limpeza eficiente entre os dentes, o fio ou fita dental deve "envolver" (abraçar) cada lado de dente por vez em um movimento para cima e para baixo repetido por quatro vezes. Lembrando que cada espaço apresenta dois lados a serem limpos. É importante que o fio penetre levemente na gengiva, pois esse é o local de maior risco de infecção.

E se a gengiva sangrar?

Se faz tempo que você não usa o fio dental, pode ser que sua gengiva sangre mesmo sem machuca-la. Não se preocupe, insista e, após 7 dias o sangramento desaparecerá. Caso isso não aconteça, procure o dentista pois você pode estar com periodontite, uma infecção mais série no osso e na gengiva.

Se o espaço entre os seus dentes é muito grande e o fio dental fica solto, confira outras alternativas mais apropriadas para a limpeza interdental clicando nesse artigo.

Reate a amizade com o fio dental e seus dentes vão ficar limpos e a gengiva agradecida!

191 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page