top of page

Pré-natal ODONTOLÓGICO


Alimentação saudável gestante

Um bebê a caminho garante a felicidade da família. Muitos preparativos e mudanças são necessários, inclusive o pré-natal odontológico. Sim, você leu corretamente. Cuidados e medidas podem e devem ser tomados durante a gravidez com o intuito de garantir saúde bucal para a mamãe e o bebê.

A gestante deve sempre informar sua condição ao dentista para que seja evitado exame radiográfico e se escolha corretamente anestésicos e medicações. Aliás, é muito importante que ela relate as alterações bucais que percebe, como o aumento da salivação, acidez da saliva ou sangramento gengival.

Também é importante que a gestante cuide muito bem de sua saúde bucal. A falta ou deficiência na higiene dental pode levar a infecções nas gengivas e isso pode interferir na gravidez pois toxinas bacterianas liberadas na corrente sangüínea podem estimular a placenta a produzir citosina e prostaglandina que aumentam o risco de parto prematuro.

A dieta é um fator que deve ser cuidado de perto. A formação do paladar no bebê acontece por volta da décima quarta semana, ou seja, ele sente mudanças no gosto do líquido amniótico. Esse, por sua vez, pode alterar para mais ou menos doce em relação à quantidade de acúcar na dieta da gestante. Altas taxas de glicose no sangue da mãe, podem fazer com que o bebê ja nasça com o paladar voltado para uma dieta açucarada.

É na vida intra-uterina que os dentes de leite e permanentes começam a se formar. Para que tudo ocorra bem, é necessário que a mamãe se alimente adequadamente. Assim, a dieta fornecerá os minerais necessários para dentes saudáveis.

Família Saudável

Recomendamos que o casal que espera um bebê e os familiares conversem e considerem a adesão a dieta e hábitos saudáveis. Assim, o novo integrante da família crescerá em ambiente saudável com tendência à saúde. Bons exemplos influenciam mais que palavras.

1. Visite o dentista regularmente

2. Agende uma consulta de prevenção com a TSB

3. Faça a higiene bucal diária e completa com escova e fio dental

4. Defina hábitos dietéticos familiares com baixa quantidade e freqüência de açúcar.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page