6 dicas contra o Herpes Labial.


O Herpes labial é um infecção nos lábios, boca ou gengivas caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas agrupadas e doloridas.

CAUSA

Na maioria das vezes, o Herpes labial é causado por um vírus chamado herpes simplex tipo I, apesar de que outra variação do vírus, o herpes simplex tipo II, também pode infectar qualquer área da pele ou mucosa.

Infelizmente, uma vez com herpes, você o terá para sempre, já que quando adquirido, o vírus fica armazenado por toda vida no organismo, podendo ou não desenvolver a lesão.

Na maioria das vezes, na primeira infecção (infecção primária) o indivíduo torna-se portador do vírus sem apresentar sintomas. Quando o vírus é reativado por algum fator, retorna a pele ou mucosa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local (infecção secundária).

FATORES DESENCADEANTES

  • contato íntimo ou compartilhamento de objetos com pessoas contaminadas

  • exposição ao sol

  • menstruação

  • estresse emocional

  • nervoso

  • mudanças bruscas de temperatura

  • resistência baixa

SINTOMAS

O principal sintoma do herpes labial é o surgimento de pequenas bolhas agrupadas, avermelhadas e doloridas. Normalmente elas são antecedidas por coceira, queimação, sensibilidade e formigamento no local onde elas irão erupcionar.

Infelizmente o herpes labial ainda não tem cura e o vírus precisa cumprir o seu ciclo de vida que dura entre 7 a 14 dias. Em casos onde sua presença é detectada no primeiro dia de manifestação, o uso de pomadas antivirais tópicas e medicamentos antivirais tornam o processo de cura e cicatrização mais rápidos.

DICAS

1. Fique atento ao seu corpo: cada organismo reage diferente aos fatores desencadeastes. Identifique os que desencadeiam as feridas em você e procure evita-los.

2. Administre seu estresse: O estresse pode facilitar o aparecimento das lesões, alterando a resposta imunológica. Desenvolva maneiras de lidar com ele.

3. Seguir uma dieta saudável: Dietas pobres e inadequadas podem prejudicar a resposta imunológica, facilitando o aparecimento das feridas. Ajude o seu corpo, garantindo que tem tudo o que precisa. Siga uma dieta saudável com muitas frutas e legumes.

4. Cuidado com a exposição solar: os raios ultravioleta (UV) raios na luz solar pode afetar negativamente alguns tipos de células do sistema imunológico, podendo causar um surto de herpes oral. Certifique-se de aplicar protetor labial com FPS antes de se expor ao sol.

5. Lisina: Estudos sugerem que a lisina suplemento dietético pode ajudar a prevenir o aparecimento de herpes oral e encurtar a duração dos surtos. Você pode obter mais de lisina na sua dieta, tomar suplementos ou por comer mais alimentos que são ricos em lisina tais como batatas, ovos, frango e peixe. Lisina pode elevar os níveis de colesterol ou interagir negativamente com outros medicamentos, então fale com o seu médico antes de tomar o suplemento dietético.

6. Fale com o seu médico: Talvez a melhor maneira de evitar surtos de herpes labial seja conversar com o seu médico. Ele pode prescrever-lhe medicamentos chamados antivirais (como o aciclovir ou ZOVIRAX®) que são mais eficazes quando ingeridos logo que os primeiros sintomas de um surto aparecem, ou seja, formigamento e sensibilidade, antes do aparecimento da ferida. Se você tem seis ou mais surtos por ano, converse com seu médico sobre a possibilidade de terapia de manutenção com antivirais.

#cop #odontologia #dentistacampinas #odontologia #clareamentodental #drfelipesilva #prevençãoodontológica #cárie #edgarddelpasso #estéticadental #estéticadosorriso #herpeslabial

#DraJulianaBarbosa #COP #CentrodeOdontologiaPreventiva #Herpes #HerpesLabial #DrEdgardDelPasso #DrFelipeSilva #DentistaemCampinas

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações