top of page

Você já realizou seu Checkup Radiográfico Odontológico?


Você já realizou checkup radiográfico odontológico? Quanto tempo faz que você fez o esse importante exame? Você sabia que ele pode beneficiar muito a sua saúde bucal?

O checkup radiográfico bucal é extremamente importante para promoção de saúde. Algumas alterações e doenças podem estar em andamento sem que o paciente ou dentista perceba clinicamente. Algumas delas podem levar a perda de dentes ou pior prognósticos como no caso dos cânceres diagnosticados tardiamente.

Tomada Radiográfica no COP

Exames radiográficos regulares permitem o diagnóstico precoce o que na maioria das vezes significa um tratamento mais conservador, menos invasivo, menos doloroso, com menor custo e maior chance de sucesso.

Ao contrário do que se pensa, o exame mais adequado para o checkup radiográfico bucal não é o panorâmico, e sim o periapical (as radiografias nas margens da figura abaixo). Essa técnica acompanha a curvatura das estruturas ósseas onde estão inseridos os dentes o que gera imagens mais fiéis. Outro protocolo de exame radiográfico sem muita distorção é o interproximal (as 4 radiografias do centro da figura abaixo), usado para o exame das coroas dos dentes.

Radiografias Periapicais

As radiografias panorâmicas revelam maxila e mandíbula em um único filme com uma única exposição radiográfica. São muito úteis na pesquisa e planejamento cirúrgico de sisos, dentes supranumerários, patologias ósseas, avaliação dos osso, ortodontia e traumatologia. Esse protocolo pode revelar algumas cáries e lesões radiculares, que precisam ser confirmadas com radiografias periapicais.

Radiografia Panorâmica

Aqui no Centro de Odontologia Preventiva, realizamos um controle próximo dos pacientes com sessões regulares individualizadas de Controle do Biofilme Dental e, a cada 3 anos, o checkup radiográfico odontológico.

Você está atrasado com suas radiografias? Ligue e agende seu exame. 19.3251.1677

Confira alguns exemplos de alterações bucais que podem ser encontradas no checkup radiográfico odontológico.

- cáries dentais

- infiltrações

- restaurações fraturadas

- reabsorções de raizes dentais

- infecções nos canais dentários

- fraturas dentais

- infecções ósseas

- doença periodontal

- cistos

- tumores e cânceres

- dentes inclusos

107 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page