10 coisas que você pode estar fazendo errado ao cuidar de sua saúde bucal.


Nem todas as ações com boas intenções resultam num efeito benéfico para a saúde bucal. Conheca algum mitos e hábitos que, além de não ajudar, ainda podem ser prejudiciais à sua saude bucal.

Usar Escova dura ou média

A limpeza dos dentes não depende da dureza das cerdas da escova de dentes. Muito pelo contrário, cerdas duras ou médias desgastam o esmalte e causam retração gengival. Escolha escovas com cerdas extra-macias ou macias. Conhecer a técnica de escovação sim é importante para limpar os dentes com eficiência, para isso agende uma sessão com a Técnica de Saúde Dental (TSB).

Escovar com força

Força na escovação dental, além de não limpar adequadamente, ainda traz prejuízos à saúde bucal. Se o excesso de força estiver aliado à escova dental com cerdas duras, o estrago é garantido. A limpeza adequada sem danos aos esmalte e às gengivas dependem de técnica e dedicação, jamais de força. Conheça os 10 motivos para você agendar uma limpeza bucal com a Técnica de Saúde Bucal (TSB).

Usar escova dental por mais de 40 dias

Mesmo que sua escova de dentes aparente estar bem, troque-a após 40 dias. Depois desse tempo, é provável que bactérias da boca e do banheiro estejam vivendo em sua escova de Dentes.

Escovar fazendo círculos ou esfregando os dentes

Escovar em círculos não limpa com eficiência os dentes. As áreas próximas à gengiva não são limpas adequadamente. E esfregando horizontalmente, além de não limpar próximo à gengiva, você ainda pode causar degraus de desgaste no esmalte dental. Por isso é importante aprender e usar a técnica adequada de escovação dental. Procure nossa Técnica de Saúde Bucal TSB para ter saúde bucal.

Usar creme dental branqueador

Fuja de cremes dentais que prometem branquear seus dentes. A grande maioria usa a abrasão para isso, ou seja, os abrasivos do creme promoverão desgaste do esmalte e hipersensibilidade dental. Se quer dentes brancos, procure o dentista para realizar um Tratamento Clareador seguro e eficiente.

Tirar e por o fio dental sem esfregar nos dentes

Tirar e por o fio dental entres os dentes não é suficiente para remover o biofilme dental (placa bacteriana). Para limpar as laterais dentais, é preciso que o fio dental encoste nessas áreas. Lembre-se que em cada espaço interdental, você tem uma face de cada dente para esfregar com o fio. E tome cuidado para não ferir a papila, que é gengiva entre os dentes.

Usar fio dental apenas para tirar resíduo de alimento

É muito comum as pessoas relatarem o uso do fio dental apenas para remover resíduos incômodos entre os dentes, como após um churrasco. O fio dental é responsável pela limpeza de mais de 40% das faces dentais, ou seja, o não uso dele significa que quase metade da boca permanecerá suja. Por isso os índices de cárie e doença periodontal são tão elevados nas regiões entre os dentes. Use o fio dental diariamente.

Usar enxaguante bucal com álcool

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o ardor é necessário para uma boa desinfecção bucal, isso não é verdade. Prefira enxaguantes bucais sem álcool. Esses produtos cumprem a função de auxiliar a limpeza mecânica sem causar a desidratação das mucosas bucais e gengivas. Lembre-se que enxaguantes não substituem a limpeza realizada com escova e fio dental.

Usar balas mentolados para substituir a escovação

Apesar do frescor mentolado, essas balas refrescantes contém muito açúcar. O uso regular após e ente as refeições ou para disfarçar o odor no tabagismo, coloca em alto risco a saúde bucal. Os açúcares aliados à não higiene bucal certamente provocarão cáries nos dentes.

Comer maçã para limpar os dentes

Um mito. É claro que alimentos adstringentes e duros removem uma pequena quantidade de placa por onde passam, mas jamais substituem uma sessão de limpeza com escova e fio dentais.

#10coisas #Fazendoerrado #COP #CentrodeOdontologiaPreventiva #DrFelipeSilva #DrEdgardDelPasso #DraJulianaBarbosa #MagaliAraújo #Escovadura #escovamédia #Escovarcomforça #trocarescova #Escovaçãoemcírculo #Cremedentalbranqueador #Fiodental #Removerresíduodosdentes #Enxaguantebuca #EnxaguanteBucalsemálcool #Dropsmentolado #Halls #Maçanãolimpadentes

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações