top of page

Adolescentes podem clarear os dentes?


Sempre antenados na moda e desejando ser como seus ídolos, cresce cada vez mais o número de adolescentes que sonham clarear os dentes. A primeira dúvida que surge é: a partir de que idade posso clarear meus dentes?

Essa dúvida também atinge os pais. Após anos de investimento na saúde bucal dos filhos, não querem ter problemas por causa de procedimentos estéticos. Soma-se à essa preocupação o fato de alguns adultos carregam traumas pessoais com a odontologia e outros ainda que ouviram dizer que clareamento dental desgasta ou estraga o esmalte dental, o que não é verdade. Se você é um adolescente ou pai de adolescente, saiba mais a respeito.

ANTES DE CLAREAR

É fundamental que o adolescente seja examinado pelo dentista. Algumas situações podem sim contraindicar o clareamento dental.

Idade

A maturação dos tecidos dentais se completa lá pelos 15 anos de idade. Até essa idade a câmara pulpar e canalículos dentinários são amplos e o ápice da raiz ainda está se fechando. Portanto, o clareamento dental deve ser evitado pois os tecidos ainda são muito permeáveis, podendo haver dor e até comprometimento da polpa do dente, culminando em tratamento de canal.

Higiene adequada

Adolescentes que não cuidam de sua saúde bucal não podem clarear os dentes até que adequem sua saúde bucal. Tudo começa com uma sessão com a TSB (Técnica de Saúde Bucal) para aprender as técnicas de higiene com escova e fio dental, para realizar uma profilaxia profissional e aplicar flúor. Depois de pelo menos 14 dias limpando adequadamente, podemos começar a clarear.

O exame minucioso da cavidade bucal pelo dentista é muito importante antes de se iniciar um clareamento dental. Qualquer cárie e doença periodontal devem ser tratadas previamente para não serem agravadas pelo clareamento dental.

Dentes apinhados e desalinhados

Clarear os dentes antes da correção ortodôntica é jogar dinheiro fora. Primeiro alinhe o seu sorriso com um ortodontista para só depois clarear os dentes.

Consentimento dos pais

Por fim, a decisão dos pais é soberana. Sem o consentimento dos responsáveis o adolescentes não está liberado para o clareamento dental.

Caso deseje, nossos profissionais podem examinar e indicar os procedimentos adequados para cada idade. Na impossibilidade do clareamento convencional, a limpeza profissional e a manutenção da higiene já garantem dentes mais claros e brilhantes.

☎️⎟19.3251.1677

📧⎟contato@odontocop.com

💻⎟odontocop.com

89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page