Antibióticos mancham os dentes?


Enfrentamos uma guerra continua contra agentes infecciosos como as bactérias. Os antibióticos são os medicamentos indicados para controlar essas infecções bacterianas, podendo agir inibindo o crescimento bacteriano (bacteriostáticos) ou destruindo as bactérias (bactericidas). Esses fármacos são muito úteis no tratamento de infecções bacterianas bucais e amplamente prescritos na clínica odontológica.

Algumas pessoas acreditam que os antibióticos podem estragar os dentes, sendo comum, o questionamento de pacientes no consultório odontológico. A verdade é que os Antibióticos não apresentam efeito direto sobre dentes já formados. Entretanto, algumas considerações são válidas.

- O açúcar usado na fórmula para melhorar o paladar pode contribuir para o aparecimento de cáries, caso permaneça na boca.

- Além do açúcar, os antibióticos apresentam em sua composição elementos com acidez elevada, o que também favorece o processo de formação de cárie.

- Em alguns casos, quando as crianças ficam doentes, os pais "poupam" os filhos da higiene bucal para não lhes causar mais um "desconforto", aumentando então, a probabilidade de novas cáries.

- Dentes que ainda estão em formação, dentro do osso, são susceptíveis à alterações e problemas por conta da dieta, doenças, traumas e da ingestão de medicamentos. O grupo das tetraciclinas é um exemplo de antibiótico com potencial de causar manchas e deformidades nos dentes em formação. Existe a suspeita de que a amoxicilina também pode ter alguma relação com o aparecimento de fluorose em dentes em formação.

É fácil concluir que, apesar de antibióticos não causarem cárie diretamente, é muito importante a limpeza bucal após a ingestão de medicamentos em geral e que, em relação à prescrição infantil, é fundamental conversar a respeito da dentição com o médico ou dentista.

#ArtesaniaStudioOral #DentistaCampinas #DentistaCambuí #Antibiótico #Antibióticomanchaosdentes #DrFelipeSilva #DraJulianaBarbosa #DrEdgardDelPasso #Dentedeleiteeantibiótico #Antibióticoestragaosdentes

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações