top of page

Antibióticos mancham os dentes?


Enfrentamos uma guerra continua contra agentes infecciosos como as bactérias. Os antibióticos são os medicamentos indicados para controlar essas infecções bacterianas, podendo agir inibindo o crescimento bacteriano (bacteriostáticos) ou destruindo as bactérias (bactericidas). Esses fármacos são muito úteis no tratamento de infecções bacterianas bucais e amplamente prescritos na clínica odontológica.

Algumas pessoas acreditam que os antibióticos podem estragar os dentes, sendo comum, o questionamento de pacientes no consultório odontológico. A verdade é que os Antibióticos não apresentam efeito direto sobre dentes já formados. Entretanto, algumas considerações são válidas.

- O açúcar usado na fórmula para melhorar o paladar pode contribuir para o aparecimento de cáries, caso permaneça na boca.

- Além do açúcar, os antibióticos apresentam em sua composição elementos com acidez elevada, o que também favorece o processo de formação de cárie.

- Em alguns casos, quando as crianças ficam doentes, os pais "poupam" os filhos da higiene bucal para não lhes causar mais um "desconforto", aumentando então, a probabilidade de novas cáries.

- Dentes que ainda estão em formação, dentro do osso, são susceptíveis à alterações e problemas por conta da dieta, doenças, traumas e da ingestão de medicamentos. O grupo das tetraciclinas é um exemplo de antibiótico com potencial de causar manchas e deformidades nos dentes em formação. Existe a suspeita de que a amoxicilina também pode ter alguma relação com o aparecimento de fluorose em dentes em formação.

Dentes em formação

É fácil concluir que, apesar de antibióticos não causarem cárie diretamente, é muito importante a limpeza bucal após a ingestão de medicamentos em geral e que, em relação à prescrição infantil, é fundamental conversar a respeito da dentição com o médico ou dentista.

141 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page