top of page

Cárie dental


A princípio, a cárie dental é resultado da inteiração prolongada entre uma dieta rica em carboidratos e uma boca cheia de bactérias. Alguns fatores, como por exemplo a quantidade de salivação, podem aumentar ou diminuir o risco de desenvolver a doença, entretanto, o controle de dieta e bactérias é eficiente para previni-la.

A higiene bucal inadequada permite que restos alimentares e bactérias permaneçam na cavidade bucal. Então, o Biofilme Dental (nome atual da Placa Bacteriana) nutre-se dos restos alimentares e, após ter produzido energia, excreta um coquetel de ácidos que, em contato com os dentes, remove minerais do esmalte e da dentina.

A cárie pode ser diagnóstica em seus vários estágios, cada qual exigindo a terapêutica adequada. Apesar de ser totalmente evitável, descobrir a doença em seus primeiros estágios também é uma forma de prevenção que pode reduzir a complexidade e o custo da intervenção necessária.

Para uma prevenção integral, agende exames semestrais com uma Técnica de Saúde Bucal e Checkup Radiográfico conforme a indicação do Cirurgião-dentista. Saiba mais clicando nos links acima.

164 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page