Cigarro: assunto batido, mas não resolvido.


Você sabe que o cigarro causa um enorme estrago na saúde geral de uma pessoa. A lista é grande e alguns exemplos são bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame, infarto e câncer.

Mas, você sabia que esse terrível mal também prejudica muito à saúde bucal? Continue lendo, fique por dentro e compartilhe à vontade.

DOENÇA PERIODONTAL

O paciente fumante apresenta um risco maior em desenvolver doença periodontal, doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, gengivas, ligamentos e ossos.

Apesar da gengivite, periodontite e demais doenças periodontais serem causadas pelas bactérias do Biofilme Dental, o tabagismo predispõe e agrava a situação já que deprime o sistema imunológico e prejudica a cicatrização da gengiva, destruindo e impedindo a neoformação de fibras colágenas.

MAU HÁLITO

O odor desagradável vindo da cavidade bucal durante a respiração ou fala é bastante agravado pelo cigarro por causa do cheiro das substancias e da diminuição do fluxo salivar e consequente ressecamento da boca.

DENTES E GENGIVAS ESCURECIDOS

A nicotina, presente no cigarro é a principal responsável pela pigmentação escura acumulada na superfície dos dentes, restaurações e próteses. É ela também que estimula a produção de melanina causando manchas acastanhadas nas gengivas dos usuários.

DIMINUIÇÃO DO PALADAR

Manchas na língua e diminuição do paladar são comuns em pacientes fumantes. Você é privado das sensações maravilhosas de uma alimentação saudável.

CÂNCER BUCAL

O cigarro apresenta em sua composição substâncias carcinogênicas que aumentam a probabilidade do usuário de desenvolver câncer labial e bucal que atinge mais sete mil pessoas por ano no Brasil.

Nos lábios, o câncer acomete com maior frequência a parte inferior e se apresenta como uma ferida indolor e endurecida

Já na boca, o câncer acomete com maior frequência a língua e o assoalho bucal (região embaixo da língua) e se apresenta na forma de pequenas feridas indolores que não cicatrizam e aumentam de tamanho ou de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas.

DICA: Clique aqui e veja o passo-a-passo do auto-exame bucal em vídeo

RECOMENDAÇÕES

Agora que você reviu todos os malefícios que o cigarro causa para a saúde geral e bucal, junte suas forças, procure ajuda especializada e elimine esse hábito. Comece e começar sua mudança para um estilo de vida saudável

- Faça visitas regulares ao dentista (em geral a cada seis meses, ou conforme orientação do dentista). O profissional irá analisar dentes, gengivas e mucosa bucal, propondo o tratamento adequado para cada situação. Existem tratamentos para a gengiva e para os dentes que podem minimizar todo o mal causado pelo cigarro;

- Dentes pigmentados pela nicotina podem ser limpos através da profilaxia e clareados através do clareamento profissional

- Mantenha uma boa higiene bucal.

☎️⎟19.3251.1677

📱⎟19.9.9208.1565 (também por WhatsApp)

📧⎟contato@artesaniaoral.com

📧⎟michele@artesaniaoral.com

📧⎟dagmar@artesaniaoral.com

💻⎟www.artesaniaoral.com

#ArtesaniaStudioOral #Artesania #DentistaCampinas #DentistaCambuí #DrFelipeSilva #DrEdgardDelPasso #DraJulianaBarbosa #Cigarro #Tabagismo #DoençaPeriodontal #Mauhálito #LesõesCancerosas #Câncerbucal #PrevençãodeCâncerbucal #Paladar #Autoexamebucal #Autoexamedaboca

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações