top of page

Frio... que dor de dente!

Atualizado: 4 de mai. de 2021


Estamos entrando na estação mais fria do ano, o inverno. Esse frio todo traz consigo mais pessoas com dor de dente à procura de alívio na clínica odontológica.

Isso acontece porque a temperatura média da boca está em 36 graus celsius e entra em contato com um ar de aproximadamente 10 a 15 graus celsius, que é a temperatura média dos dias de inverno brasileiro. Essa inversão térmica constante ocasiona, em alguns casos, uma dor de dente difusa que confunde o paciente sobre qual é o dente afetado.

O desconforto aflige em especial os dentes que estão cariados ou com raízes expostas. Sem proteção do esmalte, o ar frio sensibiliza diretamente a dentina e polpa dentária que respondem com dor. Nesses casos, há necessidade de tratamento odontológico.

Em lesões cariosas, recomenda-se remoção do tecido cariado seguido de restauração em resina fotopolimerizável.

E em dentes com retração gengival, recomenda-se o recobrimento dessa dentina exposta com a mesma resina. Existe também a possibilidade de realização de cirurgia gengival para recobrimento das raízes.

Em casos mais leves, a aplicação de produtos profissionais e cremes dentais específicos para sensibilidade podem ser suficientes para o controle da dor.

Pessoas que sofrem de sinusite, doença que se manifesta com bastante frequência no inverno, também costumam apresentar dor de dente nessa época. Isso porque as raízes dos dentes pré-molares e molares ficam alojadas próximas aos seios da face e quando este está congestionado, pressiona as raízes dos dentes causando dor. A sintomatologia é bastante parecida com uma dor de dente convencional, mas deve cessar logo após a cura da sinusite.

COMO EVITAR A DOR DE DENTE?

- Faça visitas regulares ao dentista conforme estipulado pelo dentista/TSB

- Mantenha em dia suas sessões de Saúde com a TSB (Técnica de Saúde Bucal).

- Mantenha uma excelente higiene bucal com escova de dentes e fio dental.

- Utilize escovas de dente com cerdas macias ou extra macias e não aplique força demais.

- Em casos de sensibilidade dentária, converse com seu dentista a respeito do uso de cremes dentais específicos para o problema.

- Quem sofre de sinusite, deve ficar atento aos sintomas e procurar um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado antes do surgimento de dores nos dentes.

1.293 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page