Dentes manchados por bactérias


AS MANCHAS

Você sabia que manchas dentárias são frequentes? Sabia que a maioria dessas manchas que chegam para nós no consultório odontológico são causadas por fatores extrínsecos?

Esses fatores são causados por ingestão de alimentos e bebidas pigmentados, utilização de agentes terapêuticos orais como clorexidina e compostos metálicos, uso do tabaco e presença de bactérias cromogênicas na placa bacteriana.

A placa bacteriana pode ser colonizada por bactérias cromogênicas, como as Actynomices e Prevotella Melaninogênica, que produzem e secretam pigmentos sobre o biofilme dental e as estruturas da boca.

Esse tipo de mancha geralmente aparece como uma linha negra, fina e contínua nas regiões próximas à gengiva de dentes posteriores permanentes ou de leite. Essa cor vem do sulfeto férrico, resultado da combinação do sulfeto de hidrogênio secretado pelas bactérias e do ferro presente na saliva e exsudato gengival.

Na maioria dos casos, pacientes portadores de bactérias cromogênicas, apresentam baixo índice de cárie e boa higienização oral.

O TRATAMENTO

Infelizmente, o controle da placa realizado em casa com escova e pasta de dentes não é suficiente para a remoção desse tipo de pigmento.

Para a remoção dos pigmentos bacterianos a TSB utiliza jato de bicarbonato de sódio, equipamento de ultrassom e substâncias de higienização profissional.

#Manchadental #Manchanodente #Dentistapertodemim #DentistaCambuí #DentistaCampinas #ArtesaniaStudioOral #DrFelipeSilva #DraJulianaBarbosa #DrEdgardDelPasso #BactériasCromogênicas #TSB #HigieneBucal #Limpezadental

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo