Dentes manchados por bactérias


AS MANCHAS

Você sabia que manchas dentárias são frequentes? Sabia que a maioria dessas manchas que chegam para nós no consultório odontológico são causadas por fatores extrínsecos?

Esses fatores são causados por ingestão de alimentos e bebidas pigmentados, utilização de agentes terapêuticos orais como clorexidina e compostos metálicos, uso do tabaco e presença de bactérias cromogênicas na placa bacteriana.

A placa bacteriana pode ser colonizada por bactérias cromogênicas, como as Actynomices e Prevotella Melaninogênica, que produzem e secretam pigmentos sobre o biofilme dental e as estruturas da boca.

Esse tipo de mancha geralmente aparece como uma linha negra, fina e contínua nas regiões próximas à gengiva de dentes posteriores permanentes ou de leite. Essa cor vem do sulfeto férrico, resultado da combinação do sulfeto de hidrogênio secretado pelas bactérias e do ferro presente na saliva e exsudato gengival.

Na maioria dos casos, pacientes portadores de bactérias cromogênicas, apresentam baixo índice de cárie e boa higienização oral.

O TRATAMENTO

Infelizmente, o controle da placa realizado em casa com escova e pasta de dentes não é suficiente para a remoção desse tipo de pigmento.

Para a remoção dos pigmentos bacterianos a TSB utiliza jato de bicarbonato de sódio, equipamento de ultrassom e substâncias de higienização profissional.

#Manchadental #Manchanodente #Dentistapertodemim #DentistaCambuí #DentistaCampinas #ArtesaniaStudioOral #DrFelipeSilva #DraJulianaBarbosa #DrEdgardDelPasso #BactériasCromogênicas #TSB #HigieneBucal #Limpezadental

0 visualização

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações