top of page

Tá frio que dói!


Frio dor de dente

É, parece que o tempo está esfriando, e quando esfria, muitas pessoas sofrem com sensibilidade e dor nos dentes. A temperatura média dentro da boca é de 36ºC e quando respiramos ou falamos, o ar frio do inverno, que em média está a 15ºC, entra em contato com as estruturas bucais, causando uma inversão térmica repentina. Para algumas pessoas isso se traduz em uma sensibilidade dental difusa, ou seja, que não permite apontar um dente especificamente.

Inverno dor de dente

Se houver cárie ou dentes cujas raízes estão aparentes, o desconforto é muito maior, pois, sem proteção do esmalte, o ar frio atinge diretamente a dentina e polpa dentária que respondem com dor. Nesses casos, há necessidade de tratamento odontológico.

 

Frio dor de dente

Em lesões cariosas, recomenda-se remoção do tecido ​cariado seguido de restauração em resina fotopolimerizável.

E em dentes com retração gengival, recomenda-se o recobrimento dessa dentina exposta com a mesma resina. Existe também a possibilidade de realização de cirurgia gengival para recobrimento das raízes.

Nos casos de sensibilidade mais leve, a aplicação de substâncias pelo dentista e a utilização de cremes dentais para sensibilidade podem ser suficientes.

 

COMO EVITAR A DOR DE DENTE?

- Visite regularmente o dentista e faça check-ups

- Mantenha em dia suas sessões de Saúde com a TSB (Técnica de Saúde Bucal).

- Mantenha uma excelente higiene bucal com escova de dentes e fio dental.

- Utilize escovas de dente com cerdas macias e não aplique muita força.

- Em casos de sensibilidade dentária, converse com seu dentista a respeito

- Quem com a sinusite, deve procurar orientação médica preventiva

 

Sim, pessoas que sofrem de sinusite, doença que se manifesta com bastante frequência no inverno, também costumam apresentar dor de dente nessa época. Isso porque as raízes dos dentes pré-molares e molares ficam alojadas próximas aos seios da face e quando este está congestionado, pressiona as raízes dos dentes causando dor. A sintomatologia é bastante parecida com uma dor de dente convencional, mas deve cessar logo após a cura da sinusite.

293 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page