top of page

Dentes sensíveis. Que chato!

Ainda estamos no outono e já começamos a receber os primeiros pacientes com dentes sensíveis desse ano. É só o tempo esfriar e muitas pessoas passam a sofrer com sensibilidade e dor nos dentes.


A temperatura média dentro da boca é de 36ºC e quando respiramos ou falamos, o ar frio do inverno, que em média está a 15ºC, entra em contato com as estruturas bucais, causando uma inversão térmica grande e repentina. Para algumas pessoas isso se traduz em uma sensibilidade dental difusa, ou seja, que não permite apontar um dente especificamente.

Faz tempo que não realiza uma limpeza profissional?


Ficar muito tempo sem realizar a limpeza profissional pode estar associado à hipersensibilidade dental. Isso porque a desmineralização dental e a inflamação gengival causados pela placa bacteriana, acabam expondo a dentina que é repleta de terminações nervosas.



Você pode ter cáries ou retração da gengiva!

Se um ou mais dentes apresentarem cáries ou raízes expostas, o desconforto é muito maior, pois, sem proteção do esmalte ou da gengiva, o ar frio atinge diretamente a dentina que responde com dor.



Pode ser uma restauração fraturada.


Restaurações fraturadas deixam a dentina exposta ao meio É muito comum que a sensibilidade seja resultado desse tipo de fissura.

E agora?


Bom, para todos os casos existem ações a serem tomadas que resolvem ou, pelo menos, minimizam a dor. Muitas vezes a dor é composta, ou seja, uma mistura dos efeitos da estação com retração ou outras variáveis. É preciso uma conversa com o dentista e um exame clínico para diagnosticar a origem da dor e tomar as medidas adequadas.


Aqui no Artesania temos um arsenal de procedimentos e protocolos para atender a demanda de dor. Muito pode ser feito, restaurações, laserterapia, aplicação e prescrição de substâncias dessensibilizantes e até mesmo a realização de cirurgia gengival para recobrimento das raízes.


COMO EVITAR A DOR DE DENTE?

- Visite regularmente o dentista e faça check-ups


- Mantenha em dia sua Limpeza profissional

- Mantenha uma excelente higiene bucal com escova de dentes e fio dental


- Utilize escovas de dente com cerdas extra-macias e não aplique muita força


- Não use creme dental que prometa clarear os dentes

- Em casos de sensibilidade dentária, converse com seu dentista a respeito

 

Você tem sinusite?


Pessoas que sofrem de sinusite, doença que se manifesta com bastante frequência no inverno, também costumam apresentar dor de dente nessa época. Isso porque as raízes dos dentes pré-molares e molares ficam alojadas próximas aos seios da face e quando este está congestionado, pressiona as raízes dos dentes causando dor. A sintomatologia é bastante parecida com uma dor de dente convencional, mas deve cessar logo após a cura da sinusite.


202 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page