top of page

Pós-operatório odontológico

Atualizado: 19 de mai. de 2021

Os primeiros dias após um procedimento cirúrgico são chamados de pós-operatório. Apesar da região operada ficar dolorida e inchada, isso tudo deve começar a regredir após os dois primeiros dias.



Seguir as recomendações profissionais para o pós-operatório te ajudará a passar por esse período de forma mais confortável e rápida. Dependendo da natureza e do tamanho do procedimento, as recomendações podem mudar. Por isso é importante ouvir o profissional com atenção, tirar todas as dúvidas e seguir a risca o que foi ensinado.


Pós-cirúrgico Artesania com bolsa de gelo e picolé.

No texto a seguir você encontrará as recomendações médias para procedimentos odontológicos cirúrgicos. Mais importante é você ouvir o que o cirurgião-dentista diz, pois as orientações podem variar conforme o procedimento realizado.


ANESTESIA


A anestesia odontológica pode durar de alguns minutos até poucas horas por conta de variáveis como o anestésico usado, a técnica, o tempo de trabalho e características do próprio paciente.



Enquanto estiver anestesiado, evite mordiscar lábios e bochechas, pois, sem dor, você pode ferir essas estruturas. Pelo mesmo motivo, a fim de evitar que você se machuque, aguarde a anestesia passar antes de se alimentar.


ALIMENTAÇÃO


Evite alimentos quentes e que exijam um grande esforço mastigatório. A alimentação deve ser líquida ou pastosa, morna ou fria, hiperproteica e hipercalórica nos dois primeiros dias (vitamina de frutas, suco, sorvete, iogurte, leite, gelatina, sopa, purê, macarrão são bem-vindos nesse momento). Após as primeiras 48 horas, vá retomando a alimentação em sua normalidade, mas sempre atento à região da cirurgia.


Tome líquidos à vontade. A hidratação é sempre muito importante. Porém, evite a utilização de canudos, pois movimentos de sucção podem atrapalhar a cicatrização.




HIGIENIZAÇÃO BUCAL


É fundamental realizar uma excelente higienização bucal para evitar infecções. Use escova de dente com cerdas macias, fio dental, creme dental e raspadores de lingua. Se costuma usar escovas interdentais, bitufo ou escova elétrica, continue normalmente, apenas tomando cuidado com a região da cirurgia.



Aplique clorexidina 0,12% ou 0,2% em gel (Bitufo Maxi Control, por exemplo) sobre a ferida, duas vezes ao dia. Tomando o cuidado para não usa-la junto do creme dental. E, a menos que receba orientações diferentes, evitar qualquer tipo de bochecho até o retorno.


FAÇA & EVITE


Aplique a bolsa de gelo do Artesania usando o lado do tecido sobre a pele para não machucar. Encoste-a na superfície externa do rosto, próximo à região operada durante vinte minutos e depois descanse por uma hora. Repita essa operação apenas nas primeiras vinte e quatro horas após o procedimento cirúrgico. Isso ajudará a evitar o aumento do edema.



Respeite as orientações sobre repouso e, ao se deitar, mantenha a cabeça levemente mais elevada do que o restante do corpo e evite deitar-se sobre o lado operado.


Proteja a ferida de agressões físicas e químicas, evitando cigarro, bebida alcoólica e até mesmo falar demais. Evite exposição ao sol e atividades físicas até o retorno para a remoção dos pontos.


Siga à risca as orientações de sua receita e, se surgirem dúvidas, entre em contato imediatamente. Também é muito importante sair da clínica com um contato para atendimento emergencial, pois dúvidas ou situações podem surgir no pós-operatório. Se acontecer com você, entre em contato imediatamente e retorne à clínica conforme recomendado pelo cirurgião-dentista.


No Artesania Studio Oral o paciente recebe a receita impressa e bem explicada, e cartão de visitas com os contatos de urgência.




239 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page