top of page

O que não te contam sobre as lentes de contato dental


Tenha o sorriso das estrelas de cinema! Geralmente é assim que são anunciadas as lentes de contato. Mas, você sabe o que são lentes de contato dental?


No mundo das selfies e redes sociais esse tipo de procedimento estético é muito requisitado e postado em fotos de lentes de contato dental antes e depois. E tudo bem submeter-se à esse tratamento, desde que você saiba e aceite as implicações de sua realização.


A odontologia vem usando o recurso de recobrir dentes há muito tempo. Esse tipo de trabalho se chama faceta dental e serve para corrigir pequenas fraturas, esconder manchamentos graves ou maquiar a forma ou posicionamento do dente.

Funciona assim, o dentista realiza os desgastes necessários na estrutura dental, molda e solicita que um laboratório confeccione as peças que, então, são colada sobre os dentes.


Desgastes para lentes de contato dental.

Se for bem fininha, quase transparente, lembrando uma lente de contato oftálmica, chamamos de lente de contato dental, se for mais espessa, chamamos de faceta dental.


A diferença entre faceta e lente de contato dental é a espessura da peça.

Quando a correção é pequena e relacionada à forma do dente, sua posição ou, então, espaços entre dentes, geralmente aplicamos as lentes.


Quando a correção tem a ver com esconder uma cor de dente indesejada que não melhorou clareando, usamos as facetas. Lembre-se que sempre que o assunto é cor, é preciso desgastar bem o dente.


Desgaste para esconder cor indesejada nos dentes.

Em praticamente todos os casos é necessário algum desgaste dental. Isso porque as margens das lentes precisam ficar escondidas entre os dentes e sob a gengiva que emoldura os dentes.

As lentes e facetas duram muitos anos, mas não são pra toda a vida. Ao longo do tempo, elas acabam acumulando pequenas fraturas e manchas e devem ser trocadas. Isso é algo que precisa ser levado em conta antes de decidir pelas lentes, afinal esse tipo de correção tem um custo considerável e leva algum tempo até ser confeccionada e instalada.


Uma opção excelente são as lentes em resina. Esse tipo de plástica do sorriso é realizado no consultório e direto sobre os dentes. Veja no case abaixo como ficam lindas. Cases realizados em três ou quatro sessões de duas horas, dependendo do número de dentes a recobrir.

Além de requerer menor desgaste e menor investimento, as resinas atuais são cheias de tecnologia de ponta como a nanotecnologia, o que lhes confere durabilidade e beleza semelhantes à porcelana. Vejam que case lindo que realizamos com nanotecnologia.

Entretanto, mesmo se tratando de lentes em resina, quando a necessidade é esconder cores inadequadas, ainda é necessário realizar um desgaste moderado de estrutura dental.

Apesar de deixar clara a questão do custo biológico desse tratamento, ou seja, dos desgastes necessários, é importante frisar que estar esteticamente adequado é pessoalmente e socialmente importante para as pessoas.

Muitos pacientes tratados aqui haviam deixado o convívio social e até mesmo assumido uma postura calada e séria, porque não gostavam da própria imagem. Isso é muito perigoso e pode, inclusive, levar ao quadro de depressão. Essa querida paciente do case abaixo me enche de alegria nessa questão. Te convido a clicar nas fotos.


É claro para mim que, ao resgatar um sorriso, aumento as chances do paciente ter uma vida plena e feliz.

Foto rara do sorriso nas redes sociais.
Nas redes sociais, o mais comum é esconder um sorriso indesejado.
Imediatamente após quarta sessão de escultura dental.
Antes e depois das lentes de contato dental em resina esculpidas diretamente sobre os dentes.
Liberdade para sorrir e mostrar a felicidade. Isso é de muito valor para a equipe Artesania.
Um sorriso bonito é poderoso em seus efeitos.

Esse tipo de melhora da auto-estima, da satisfação com a autoimagem, e a recuperação da confiança para sorrir socialmente devem ser levados em conta para decidir a favor de procedimentos estéticos.



QUIZ DA LENTE DE CONTATO DENTAL



O QUE É LENTE DE CONTATO DENTAL?

Lentes de contato Dental. São lâminas protéticas em porcelana com menos de 0,7mm de espessura


Facetais dentais. São lâminas protéticas em porcelana com mais de 0,7mm de espessura.


Plástica Dental em Resina. São esculturas realizadas em resina diretamente sobre os dentes.


QUEM PODE USAR LENTE DE CONTATO DENTAL?

Lentes de contato Dental. Todos, desde que dentes e gengivas estejam saudáveis e o paciente tenha realizado um clareamento dental e se disponha a utilizar um dispositivo protetor para dormir após a confecção.


Facetais dentais. Todos, desde que dentes e gengivas estejam saudáveis e o paciente tenha realizado um clareamento dental e se disponha a utilizar um dispositivo protetor para dormir após a confecção.


Plástica Dental em Resina. Todos, desde que dentes e gengivas estejam saudáveis e o paciente tenha realizado um clareamento dental e se disponha a utilizar um dispositivo protetor para dormir após a confecção.


QUANTO DEMORA UMA LENTE DE CONTATO DENTAL?

Lentes de contato Dental. Cerca de 20 dias.


Facetais dentais. Cerca de 20 dias.


Plástica Dental em Resina. 6 horas de escultura, geralmente realizadas em 3 sessões.


QUAL A DURABILIDADE DE UMA LENTE DE CONTATO DENTAL?

Lentes de contato Dental. De 8 a 12 anos.


Facetais dentais. De 8 a 12 anos.


Plástica Dental em Resina. De 8 a 12 anos.


A LENTE DE CONTATO DENTAL ACEITA REPARO?

Lentes de contato Dental. Não.


Facetais dentais. Não.


Plástica Dental em Resina. Sim.


A LENTE DE CONTATO DENTAL DESGASTA O DENTE?

Lentes de contato Dental. Desgaste moderado à severo.


Facetais dentais. Desgaste moderado à severo.


Plástica Dental em Resina. Sem desgaste à severo.


A LENTE DE CONTATO DENTAL MANCHA?

Lentes de contato Dental. Apenas margens.


Facetais dentais. Apenas margens.


Plástica Dental em Resina. Dependente muito da limpeza diária do paciente.


QUANTO CUSTA UMA LENTE DE CONTATO PARA OS DENTES?

Lentes de contato Dental. $$$


Facetais dentais. $$$


Plástica Dental em Resina. $








39.797 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page