top of page

Compre e USE o fio dental

Passar fio dental é chato, sim. Mas, assim como muitas ações durante a vida, é necessário para ter saúde evitar dores e problemas sérios.


No Brasil, 43% das pessoas não usa fio dental, 47% diz usar esporadicamente e, apenas 10% dos brasileiros usa o fio dental diariamente.


É por isso que o consumo médio de fio dental no Brasil são ridículos 2,9 centímetros por pessoa por ano, o que o faz parecer um mero complemento ocasional na limpeza dos dentes. Mas, o fio dental está longe de ser apenas um instrumento pós-churrasco.


Já ouvi pessoas afirmarem que ele é o ajudante da escova de dentes, uma analogia inadequada, pois, sendo o responsável pela limpeza de 43% das superfícies dentais, a melhor comparação para o fio dental é de sócio da escova.


O fio dental é o principal instrumento de limpeza interdental, local onde a escova não alcança e, mesmo prometendo, os jatos de água também não! Hoje, com a popularização da escovação e do creme dental, a maior incidência de cárie é nesse local entre os dentes, por causa do não uso ou uso errado do fio dental.


Muito mais importante do que "aliviar" aquele incomodo de alimento preso entre os dentes, o fio dental remove a placa bacteriana, evitando o mau hálito, a formação de tártaro e a instalação de cáries e doenças periodontais.

Em vermelho, cárie. Em azul, doença periodontal. Ambos por não uso do fio dental.

FAQ do fio dental


1. Fio ou fita, qual é o melhor?

Tanto faz. Ambos tem a mesma eficiência. É questão de costume e gosto.


2. E se o espaço entre os dentes for grande demais?

Procure o seu dentista e ele indicará outras opções mais eficientes como superfloss ou escovas interdentais.



3. E se a gengiva sangrar, devo parar?

Persista! Jamais deixe de usar o fio dental por causa de sangramento. Mas, se após 7 dias o sangramento não parar, procure seu dentista.


4. E se o fio dental desfiar?

Hummm, é sinal de perigo! Procure um dentista, pois você já pode estar com cárie ou tártaro entre os dentes. Excesso de material nas restaurações ou mesmo fratura em suas bordas também podem fazer o fio desfiar.


A imagem mostra, da esquerda para a direita, tártaro, excesso de material restaurador e cárie entre os dentes.

5. Afinal como passa o fio dental?


A. Retire 40cm de fio dental


B. Enrole a maior parte no dedo médio de uma das mãos e um pouco no dedo médio da outra mão, assim você vai desenrolando fio limpo de um lado e enrolando fio sujo no outro lado, além de ficar com duas pinças habilidosas com os polegares e indicadores.



C. Faça o fio passar delicadamente entre os dentes.



D. Envolva o fio dental sobre toda a face de um dos dentes do espaço


E. Faço o movimento curto de vai-e-vem e sobe-e-desce.



F. O fio dental deve penetrar entre a gengiva e o dente



G. Repita o processo, lembrando que em cada espaço deve limpar dois dentes.





224 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page