O piercing bucal é uma jóia que pode ser presa nos lábios, língua, bochechas, mucosas e gengiva.
A prática do piercing pode ser uma forma de expressão individual, estilo, moda ou mesmo o desejo de parecer diferente frente à sociedade, muito comum na adolescência e juventude.
Infelizmente, a perfuração e as peças podem causar sérios problemas de saúde bucal e geral. Pessoas com história cardíaca ou imunológica correm um risco ainda maior.
Problemas na perfuração
Se o estabelecimento onde se perfura o piercing não apresentar condições ideais de biossegurança, doenças como HIV e hepatite podem ser contraídas. Além disso, podem ocorrer sangramentos, alergias ou mesmo a deglutição ou aspiração da peça. Se alguma inervação for atingida durante a perfuração, sensação permanente de dormência poderá ocorrer.
Infecções
Se não for bem higienizado o piercing pode ser um abrigo para bactérias. Infecções bucais podem ser sérias e fatais, caso bactérias da gengiva atinjam o coração.
Retrações gengivais
Brincar com a jóia ou mesmo os atos de falar e comer podem causar traumas constantes na gengiva, causando retração que pode ser acompanhada de hipersensibilidade radicular e grande prejuízo estético.
Traumas no palato e tecidos moles
Mexer no piercing com os lábios e a língua pode leva-lo à traumatizar gengivas, mucosas e o palato(céu da boca), causando lesões sérias e infecção.
Cáries
Além das infecções gengivais, bactérias acumuladas na jóia podem colonizar dentes e causar cáries dentais.
Mau hálito
Se o piercing não for devidamente higienizado, o acúmulo de placa bactéria e dejetos alimentares certamente causará infecção e mau hálito.
Câncer
Alguns trabalhos apontam para um maior risco de câncer em portadores de piercing. Biopsias de língua feitas em usuários de piercing revelaram alterações histológicas nas células indicando o risco.
Desgastes e fraturas dentais e de restaurações
Traumas contra o piercing podem faze-lo colidir contra dentes, restaurações e próteses, causando trincas, fraturas e até mesmo a perda dental.
Portanto, apesar de ser uma prática descolada, o piercing bucal não é recomendável por causa dos riscos à saúde. Converse com o dentista antes de realizar o procedimento de colocação do piercing.
A melhor das recomendações é não colocar o piercing bucal, mas se você pretende ignora-la, fique atento às seguintes dicas:
Não fique mexendo ou brincando com o piercing
Não gire nem mordisque a jóia para não traumatizar dentes e mucosa
Lave as mãos com sabão antisséptico caso precise mexer
Higienize os dentes com escova, fio dental e creme dental
Peça ao dentista que receite um agente bactericida como clorexidina 0,12% para aplicar sobre o piercing.
Faça a higienização bucal profissional conforme orientação do dentista
Caso sinta dor, ou perceba vermelhidão na área do piercing, procure o dentista rapidamente.