Temido DENTE DO SISO!


Os dentes do siso, ou juízo nada mais são que terceiros molares que nascem geralmente entre 16 e 25 anos e por causa da época de erupção, assim foram apelidados. Os dentes do siso e sua remoção tem uma fama nada boa, é verdade, mas será que tudo o que se diz é verdade?

VOCÊ SABIA QUE NEM TODAS AS PESSOAS TEM DENTES DO SISO?

Muitas pessoas não desenvolvem um, ou mais, ou todos os dentes do siso. Nesses casos, evidentemente não há nada a fazer, mesmo porque a ausência dos terceiros molares não faz falta.

É diferente quando os dentes não apareceram na cavidade bucal, mas estão escondidos no osso sob a gengiva. Nessa situação, em geral, a extração é indicada.

A tendência evolutiva, principalmente causada pelo tipo de alimentação é que as pessoas tenham maxilares menores, sem espaço para tantas dentes. Por isso, como acontece com o siso, os últimos dentes de cada série dental (incisivos, pré-molares, molares) é não existirem.

VOCÊ SABIA QUE NEM SEMPRE É NECESSÁRIO EXTRAIR OS DENTES DO SISO?

Sim, é verdade. Apesar de serem dentes que pouco colaboram na mastigação e que apresentam um desafio à higiene bucal, se houver espaço suficiente na mandíbula e na maxila e um bom controle da placa bacteriana não há necessidade de extraí-los.

VOCÊ SABE QUANDO ENTÃO SÃO NECESSÁRIAS AS EXTRAÇÕES

- Dificuldade extrema de limpeza dos sisos

- Há cárie profundo, indicação de tratamento de canal

- Os sisos estão ou podem prejudicar outros dentes

- Há infeção na gengiva do siso

- Não há espaço na arcada

- Outro dente do siso já foi extraído

- Os dentes estão retidos no osso ou no dente vizinho

VOCÊ SABE QUANDO É O MELHOR MOMENTO PARA EXTRAÍ-LOS?

É ideal que os sisos sejam extraídos antes dos 30 anos de idade, mesmo que não sejam visíveis na cavidade bucal. A demora em extraí-los pode dificultar e aumentar os riscos da cirurgia, já que permite que as raízes anquilosem com o osso. Com o passar dos anos condições sistêmicas como pressão alta, doenças e uso de medicamentos podem elevar os riscos de uma cirurgia.

VOCÊ SABE COMO É A CIRURGIA?

Cada cirurgia de siso é peculiar. Muitas vezes levam poucos minutos, mas podem durar pouco mais de uma hora.

ANTES DA CIRURGIA. O paciente é medicado antes mesmo do procedimento; em geral antiinflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e antibióticos. Exames como as radiografias panorâmicas são fundamentais para o planejamento da cirurgia. Devem ser consideradas as condições de saúde do paciente e medicamentos tomados pelo mesmo.

DURANTE A CIRURGIA. O uso de anestesia impede que o paciente sinta dor, apesar do desconforto do manuseio. Lembre-se que os sisos ficam no fundo da boca.

PÓS-OPERATÓRIO. O tempo de cirurgia e a quantidade de tecido manipulado durante o procedimento determina a intensidade da dor, da mobilidade mandibular e do risco de infecção no pós-cirúrgico. Tudo isso é controlado continuando-se com a medicação pré-operatória. Em geral os siso são removidos aos pares. Primeiro os de um lado e, numa data posterior, os do outro lado. Também pode ser realizada a extração dos 4 numa única sessão em ambiente hospitalar. Após o ato operatório, é necessário repouso, abstenção de atividades físicas e alimentos quentes e higienização da ferida cirúrgica com substâncias receitadas pelo dentista. O profissional também fornecerá um atestado de 1 a 3 dias subsequentes ao ato operatório.

VOCÊ CONHECE OS RISCOS DE UMA CIRURGIA DE REMOÇÃO DOS SISOS?

Caso alguma inervação local seja acidentalmente lesionada durante o acesso e remoção dos dentes, haverá perda da sensibilidade na região respectiva ao nervo lesionado, em geral, língua e queixo.

É necessário que as pessoas procurem profissionais experientes, habilidosos, delicados no toque e conhecedores de técnicas e farmacologia para garantir menor desconforto, riscos e infecções decorrentes do procedimento.

#CentrodeOdontologiaPreventiva #COP #DentistaCampinas #DrFelipeSilva #DrEdgardDelPasso #DraJulianaBarbosa #Siso #ExtraçãoSiso #Exodontiasiso #Remoçãosiso #Dentedojuízo #Terceiromolar

5 visualizações

Artesania Studio Oral

Rua Barreto Leme, 2281, B1

Cambuí  | Campinas, SP

13.025-085

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn

Criação e desenvolvimento:

logo endorfina design.png

© 2016-2020 Artesania | Studio Oral . Todos os direitos reservados.

Prezamos pela  qualidade da informação e saúde dental dos nossos pacientes deste 1967. Dr. Felipe Henrique da Silva - Cirurgião Dentista responsável - CRO 71.951 e Dra. Juliana Barbosa CRO 96.697

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Nos esforçamos muito para construir e manter uma relação de confiança com você. Portanto, quando o assunto é o processamento de suas informações, agimos com muito cuidado e sensibilidade, e de forma que a nossa relação de confiança seja preservada. Essa política possibilita que você tenha conhecimento da forma como processamos seus dados, incluindo quais informações coletamos, como usamos e protegemos tais informações