top of page

Temido DENTE DO SISO!


Os dentes do siso, ou juízo nada mais são que terceiros molares que nascem geralmente entre 16 e 25 anos e por causa da época de erupção, assim foram apelidados. Os dentes do siso e sua remoção tem uma fama nada boa, é verdade, mas será que tudo o que se diz é verdade?

Extraindo dente do siso

VOCÊ SABIA QUE NEM TODAS AS PESSOAS TEM DENTES DO SISO?

Muitas pessoas não desenvolvem um, ou mais, ou todos os dentes do siso. Nesses casos, evidentemente não há nada a fazer, mesmo porque a ausência dos terceiros molares não faz falta.

É diferente quando os dentes não apareceram na cavidade bucal, mas estão escondidos no osso sob a gengiva. Nessa situação, em geral, a extração é indicada.

A tendência evolutiva, principalmente causada pelo tipo de alimentação é que as pessoas tenham maxilares menores, sem espaço para tantas dentes. Por isso, como acontece com o siso, os últimos dentes de cada série dental (incisivos, pré-molares, molares) é não existirem.

Radiografia panorâmica siso

VOCÊ SABIA QUE NEM SEMPRE É NECESSÁRIO EXTRAIR OS DENTES DO SISO?

Sim, é verdade. Apesar de serem dentes que pouco colaboram na mastigação e que apresentam um desafio à higiene bucal, se houver espaço suficiente na mandíbula e na maxila e um bom controle da placa bacteriana não há necessidade de extraí-los.

Forceps siso

VOCÊ SABE QUANDO ENTÃO SÃO NECESSÁRIAS AS EXTRAÇÕES

- Dificuldade extrema de limpeza dos sisos

- Há cárie profundo, indicação de tratamento de canal

- Os sisos estão ou podem prejudicar outros dentes

- Há infeção na gengiva do siso

- Não há espaço na arcada

- Outro dente do siso já foi extraído

- Os dentes estão retidos no osso ou no dente vizinho

VOCÊ SABE QUANDO É O MELHOR MOMENTO PARA EXTRAÍ-LOS?

É ideal que os sisos sejam extraídos antes dos 30 anos de idade, mesmo que não sejam visíveis na cavidade bucal. A demora em extraí-los pode dificultar e aumentar os riscos da cirurgia, já que permite que as raízes anquilosem com o osso. Com o passar dos anos condições sistêmicas como pressão alta, doenças e uso de medicamentos podem elevar os riscos de uma cirurgia.

Extraindo dente do siso

VOCÊ SABE COMO É A CIRURGIA?

Cada cirurgia de siso é peculiar. Muitas vezes levam poucos minutos, mas podem durar pouco mais de uma hora.

ANTES DA CIRURGIA. O paciente é medicado antes mesmo do procedimento; em geral antiinflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e antibióticos. Exames como as radiografias panorâmicas são fundamentais para o planejamento da cirurgia. Devem ser consideradas as condições de saúde do paciente e medicamentos tomados pelo mesmo.

DURANTE A CIRURGIA. O uso de anestesia impede que o paciente sinta dor, apesar do desconforto do manuseio. Lembre-se que os sisos ficam no fundo da boca.

PÓS-OPERATÓRIO. O tempo de cirurgia e a quantidade de tecido manipulado durante o procedimento determina a intensidade da dor, da mobilidade mandibular e do risco de infecção no pós-cirúrgico. Tudo isso é controlado continuando-se com a medicação pré-operatória. Em geral os siso são removidos aos pares. Primeiro os de um lado e, numa data posterior, os do outro lado. Também pode ser realizada a extração dos 4 numa única sessão em ambiente hospitalar. Após o ato operatório, é necessário repouso, abstenção de atividades físicas e alimentos quentes e higienização da ferida cirúrgica com substâncias receitadas pelo dentista. O profissional também fornecerá um atestado de 1 a 3 dias subsequentes ao ato operatório.

Extraindo dente do siso

VOCÊ CONHECE OS RISCOS DE UMA CIRURGIA DE REMOÇÃO DOS SISOS?

Caso alguma inervação local seja acidentalmente lesionada durante o acesso e remoção dos dentes, haverá perda da sensibilidade na região respectiva ao nervo lesionado, em geral, língua e queixo.

É necessário que as pessoas procurem profissionais experientes, habilidosos, delicados no toque e conhecedores de técnicas e farmacologia para garantir menor desconforto, riscos e infecções decorrentes do procedimento.

8.830 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page